Gestão de Fornecedores: como indentificar requisitos legais?
×

Como identificar e controlar os Requisitos do fornecedor?

Muitas organizações desconhecem os requisitos legais aplicáveis aos seus fornecedores, parceiros e terceiros. Infelizmente, elas passam a ter conhecimento, apenas quando ocorre um problema grave, prejudicando todo o processo da cadeia produtiva.

E apenas para te recordar, o não cumprimento de requisitos é uma relação de corresponsabilidade. Isso significa, que qualquer problema relacionado ao seu fornecedor, é também um problema seu! E não pode ser um jogo de empurra-empurra! Portanto, desconhecer os requisitos legais aplicáveis aos seus fornecedores, não pode ser mais justificativa para você.

Boa leitura!

Qual a relação dos requisitos legais e fornecedores?

Como dito anteriormente, não ter controle dos requisitos legais dos fornecedores, pode gerar uma série de problemas e atrapalhar todo o andamento dos processos internos e externos da sua organização. Principalmente, se você não tiver uma ferramenta capaz de abranger todas as áreas que lidam com fornecedores.

O controle de requisitos legais aplicáveis de fornecedores começa com o envolvimento de todas as áreas. É o primeiro passo para evitar falhas na comunicação, dados e informações incompletos, contribui na melhoria do controle da qualidade dos fornecedores, visão ampla das condições de atendimento, de desempenho e performance.

Quanto mais controle dos requisitos você tiver, maiores serão os dados e informações estratégicos e de desempenho dos fornecedores para melhorias nas futuras contratações.

Sugestão de leitura: Gestão de Fornecedores: você avalia a satisfação dos consumidores?

Levantamento de Requisitos Aplicáveis

Este é um passo importante! Antes de contratar uma empresa parceira, terceiro ou fornecedor, você precisa saber se todos estão aptos para essa pareceria. Portanto, é importante saber quais requisitos têm sido cumpridos e não cumpridos, para avaliar se ele é capaz de entregar o produto e/ou serviço que você deseja obter.

Para exemplificar, imagine que você tem um fornecedor que não atende a legislação ou não tem capacidade de cumprir com os prazos de entrega estabelecidos, por você. Logo, ele não deverá ter seu fornecimento homologado, isto é, não será aprovado administrativamente, por não ser capaz de atender aos requisitos aplicáveis. 

A partir desse exemplo, consegue compreender por que todas as áreas devem ser envolvidas? Caso algum requisito, de determinada área, não seja cumprido, o processo pode ser interrompido ou um plano de ação estabelecido para corrigir em tempo qualquer desvio.

Sugestão de leitura: Como melhorar sua Gestão de Fornecedores?

Consequências do não atendimento aos Requisitos

Quando as organizações, ao realizar uma contratação, não controlam adequadamente estes requisitos, elas se colocam em risco de responder judicialmente, de forma solidária, caso o seu fornecedor não atenda algum requisito legal.

E as consequências podem ser desde sanções financeiras, pelo não atendimento à legislação de segurança e saúde, trabalhista, ambiental, tributária etc., até a paralização das atividades e operação do fornecedor, que pode colocar a organização contratante em situação de risco perante seus próprios clientes.

Como adequar o controle dos requisitos legais?

Para adequar o controle dos requisitos legais, abrangendo todas as áreas da organização, é importante deixar claro para os seus fornecedores o que deve ser observado e atendido. E a organização contratante, por sua vez, deve realizar um levantamento completo dos contratos firmados para que a partirdo escopo de cada produto e serviços envolvidos, seja possível identificar toda a legislação e requisitos específicos que seu fornecedor deverá atender.Tendo todos esses dados em mãos, é a hora de definir os critérios de prioridade e criticidade.

Pode-se dizer que o controle manual através de planilha é inexecutável. São tantos dados e tantos documentos que informações importantes serão perdidas, comprometendo toda a gestão e acarretando problemas muito mais sérios como interdição das atividades, por exemplo.

Software SUPPLIER: Controle de Requisitos Aplicáveis dos Fornecedores

Para melhorar a performance ou implementar sua gestão de fornecedores, é imprescindível ter um software capaz de abranger várias áreas ao mesmo tempo e que funcione de maneira online, permitindo que o controle seja realizado de qualquer lugar.

O SUPPLIER é uma ferramenta que possui várias funcionalidades para gerenciar cada um dos seus fornecedores e ainda possui funcionalidades ligada à outras ferramentas da VG.

Assim, o SUPPLIER é capaz de levar até você, requisitos atualizados e interpretados corresponder ao ramo de atividade do seu fornecedor, além de proporcionar um dossiê de cada fornecedor, de modo que não haja qualquer tipo de empecilhos, quebrando regras de contrato.

Saiba como o SUPPLIER vai melhorar a sua gestão de fornecedores. Fale com nosso Consultor especializado em gestão e conheça na prática as funcionalidades.

Sugestão de leitura: Gestão de fornecedores: o que é? E como fazer com excelência

Agende sua apresentação!

A Verde Ghaia possui grande expertise e conta equipe de consultores especializados para fornecer toda assessoria na definição e atualização dos requisitos aplicáveis aos fornecedores de diversos escopos, tipos de produtos e serviços, dando maior segurança ao processo de controle e monitoramento que vem a seguir.

SUPPLIER – Tecnologia de ponta, para clientes dinâmicos e ágeis!

Fale conosco e agende sua Demonstração!

Viviane Diniz | Gestão de Fornecedores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *