Gestão de Fornecedores: porque avaliar a satisfação do consumidor? – SOGI
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Gestão de Fornecedores: porque avaliar a satisfação do consumidor?

A gestão de fornecedores é primeiro passo para a satisfação do seu cliente. Contudo, é preciso compreender que satisfação e expectativa do cliente são dois termos distintos e que, se não forem bem gerenciados, podem gerar frustrações nos resultados da sua estratégia.

O olhar da sua gestão de fornecedores, portanto, deve também ter como foco o seu cliente, uma vez que o seu sucesso está diretamente relacionado à expectativa do seu consumidor, a partir do momento em que ele realiza uma compra com você.

Mas afinal, por que atender as essas expectativas do consumidor é tão importante? E o que o meu consumidor final tem a ver com os meus fornecedores? Como essas partes estão interrelacionadas?  É exatamente sobre isso, que iremos discutir no artigo de hoje.

Boa leitura!

O que define a Satisfação e Expectativa do Consumidor?

Como dito anteriormente, os dois termos estão correlacionados, embora apresentem resultados totalmente diferentes para o negócio. Isso porque, cada cliente tem um tipo de expectativa em relação ao seu produto e/ou serviço e, certamente, atender às expectativas de todos não é tão fácil, podemos dizer que é quase uma missão impossível.

Por isso, o foco deve estar numa expectativa geral, para depois focar na satisfação de cada cliente. Desse modo, você entende as necessidades do seu cliente, consegue ainda antecipar-se às tendências do seu mercado e preestabelecer requisitos de melhoria no atendimento de matéria-prima com os seus fornecedores.  

Portanto, nos dias de hoje, as empresas precisam pensar na Gestão de fornecedores, com foco no consumidor para que possa atender às expectativas dele, tornando o produto e/ou serviço mais competitivos e obtendo uma gestão de fornecedores mais efetiva.

Sugestão de Dados: Gestão de fornecedores, você a faz?

Como saber se a sua Gestão de Fornecedores está adequada?

A gestão de fornecedores é vital para o desenvolvimento do negócio, visto que ao entender o ramo de atuação da empresa, bem como as tendências do mercado, você ganhará tempo para se dedicar a outras atividades que o ajude a acompanhar as operações estratégicas mais de perto, executando-as com mais segurança e obtendo resultados melhores.

Portanto, conquistar essas melhorias, exige que o Gestor acompanhe mais de perto o fornecedor, avaliando o que está sendo entregue e executado, verificando as especificações, os requisitos de transporte, o compromisso com datas e prazos estipulados e se o fornecedor tem os mesmos critérios quando precisa terceirizar algum serviço ou produto para te entregar. Perceba, que o relacionamento entre cliente, fornecedor e terceiros deve ser uma relação recíproca.

Para que essa relação de crescimento seja mútua, faz-se necessário uma gestão de fornecedores eficiente para que seja possível avaliar, monitorar e analisar todos os dados e informações sobre seu fornecedor e seus terceiros.

A adoção de ferramentas para controle de fornecedores e terceiros é um ótimo investimento para as empresas que veem em seus produtos e/ou serviços potencial de crescimento. Essas ferramentas são capazes de gerar informações confiáveis através de dados, evitando paralisação por motivo de falhas no fornecimento.

Sugestão de leitura: Caso da Cervejaria: importância do compliance na gestão de fornecedores.

Defina Software para gestão de Fornecedores e atender as expectativas do cliente

A adesão a uma ferramenta que o ajude a gerenciar fornecedores e terceiros é o primeiro passo para uma gestão efetiva. Em seguida, é preciso ficar atendo a eficiência da ferramenta quanto a alguns itens essenciais numa gestão que visa o fornecedor e o cliente:

  • automação das rotinas envolvidas em seus processos;
  • redução dos riscos através do monitoramento eficiente dos fornecedores e terceiros;
  • acompanhando do desempenho dos fornecedores através de relatórios;
  • facilidade para os fornecedores realizarem o envio da documentação;
  • controle de prazos, agilidade para validação e aprovação da documentação;
  • armazenamento de documentação em nuvem;
  • relatórios com gráficos e indicadores de desempenho;
  • notificações automáticas para a empresa e para seus fornecedores

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Esse são apenas alguns pontos importantes que a ferramenta deve possuir para te ajudar a gerenciar seus fornecedores e terceiros com mais objetividade, possibilitando visualizar dados importantes para melhorar sua estratégia e seus produtos e/ou serviços ofertados ao seu cliente.

Ressalta-se, porém, que cada negócio tem suas particularidades, portanto, a ferramenta de sua escolha deve permitir customizações, atendendo assim, as suas necessidades reais


Fale com a Verde Ghaia e saiba como diminuir os riscos correlacionados a sua Gestão de fornecedores. Saiba se seus fornecedores estão atendendo aos requisitos legais.

Viviane Mara Diniz – Coordenadora de Projetos da Verde Ghaia


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