Como Monitorar o Risco Normativo da organização? – SOGI
×

Como Monitorar o Risco Normativo da organização?

A Verde Ghaia desenvolveu a Lia, justamente para realizar a gestão do seu risco normativo, de forma automatizada, ágil, simplificada, porém com a geração de dados assertivos, o que possibilita a tomada de decisão com qualidade.

O assunto desse artigo é para falar sobre a Lia e como ela vai revolucionar sua forma de prontificar os dados necessários para gestão de risco legal. A Lia é capaz de informar para você quais penalidades sua empresa pode sofrer, quais os valores das multas e ainda, gerar resultados estratégicos através de um dashboard  com indicadores que auxiliarão na sua tomada de decisão.

Venha conhecer mais sobre a Lia!

Quem é a Lia? É um módulo do SOGI?

Bem, a Lia é um módulo de gestão de risco com foco em legislação. Por isso, você ainda vai ouvir falar muito sobre ela em vários projetos e ferramentas.

Basicamente, a Lia e o SOGI LIRA trabalham juntos, isto porque a Lia utilizada da lista de normas que advém de uma captação por inteligência artificial e do seu respectivo status de conformidade, que são identificadas no módulo LIRA, priorizando-as por temas. Para isto, ela considera todas as sanções atreladas a cada uma das obrigações que a sua empresa deve cumprir, o que denominamos de grau de risco.

Em outras palavras, a Lia indica o grau de risco que a organização está exposta por temas prioritários, sendo que os que possuem o maior grau de risco, são aqueles temas que possuem o maior número de normas ainda não avaliadas e não conformes da planilha Lira do cliente, somadas às suas respectivas sanções.

A base de cálculo que compõe o grau de risco por tema é realizada, então, da seguinte forma:

  • Risco Obrigação = Soma das sanções =>(Quantidade de educativa) + (Quantidade de financeira x Peso Financeira) + (Quantidade de Privativa de Liberdade x Peso de Privativa de Liberdade) + (Quantidade de Restritiva de Direito x Peso da Restritiva de Direito)
Peso 01 Peso 02 Peso 03 Peso 4
EducativaFinanceiraPrivativa
Liberdade
Restritiva de
Direito
  • Grau de Risco Tema = Soma do Grau de Risco de todas as obrigações que integram o Tema.

Ainda, a partir dessa avaliação, a Lia realiza um levantamento do Risco Financeiro, isto é, um resumo de acordo com a previsão legal das multas para as organizações.

Como a Lia realiza a Previsão Legal da sua empresa?

Deve-se entender, primeiramente, que a previsão legal, não é a multa aplicada de fato, é uma simulação, caso a empesa sofresse uma fiscalização e não estivesse de acordo com as exigências legais.

Assim, a Lia apresenta ao cliente os valores legais para cada não cumprimento, conforme previsto nas normas. Em alguns casos, há a ocorrência de multas mínimas e multas máximas. Contudo, a Lia considera o cenário mais grave, de modo que a organização se baseie nesses riscos para uma estratégia mais preventiva.

Monitore o Grau de Risco Normativo

Relevância da Lia para a Alta Direção

O uso da Lia nos processos de monitoramento do grau de risco, ajudará as organizações com o ordenamento jurídico, visto a sua extensão com muitas normas e obrigações que devem ser atendidas.

Com isso, há uma diferença em monitorar as exigências legais as quais a organização esta sujeita, principalmente, àquelas voltadas a Meio Ambiente e Saúde e Segurança, pois há um hall extenso de obrigações para cada um deles. E o não cumprimento as exigências em MA e SSO na legislação brasileira, são muito severas e podem gerar danos irreparáveis para a organização.

O que a Lia traz de benefícios para minha gestão?

Abaixo pontuamos alguns dos principais benefícios para a gestão operacional e estratégica da sua empresa ajudando a monitorar o Grau de Risco Normativo.

Algumas delas:

  • Redução de tempo com monitoramento de leis;
  • Otimização em até 80% do gerenciamento de requisitos legais aplicáveis;
  • Dashboard com grau de risco normativo ao qual a organização está sujeita;
  • Auxilia na gestão de risco e compliance em sustentabilidade da organização;
  • Monitora e traz dados e informações com valores de multas;
  • Indica os riscos de não cumprimento dos requisitos;
  • Painel com valores economizados com as prevenções realizadas;
  • Prontifica os valores de multas por requisito não cumprido e o somatório total;

São vários os benefícios da Lia para sua Gestão, principalmente a estratégica, pois a Lia é capaz de prontificar os valores de multas, correlacionando-as as penalidades. E todos os dados apresentados pela Lia estão em consonância com as obrigações do cliente, evitando danos e atendendo a legislação através da Lia.

Venha conhecer a Lia e transformar sua gestão de grau de risco normativo.

Acesse a apresentação da LIA SOGI

Agende uma apresentação  com nossa Equipe Jurídica! Será um prazer te apresentar na prática, como a Lia funciona.

Aguardo seu contato!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *