O que é uma não conformidade? Quando uma organização está em não conformidade, significa que algum de seus processos está sendo executado de maneira equivocada, o que gera resultados insatisfatórios, ou seja, produtos e serviços não conformes. No entanto, embora todo defeito seja uma não conformidade, nem toda não conformidade é necessariamente um defeito.
Processos conforme a Gestão da Qualidade
Explicando melhor, o defeito está relacionado a um problema de utilidade ou funcionalidade de determinado processo dentro da gestão de qualidade. Além de não atender ao requisito, quando existe o defeito, o processo se torna improdutivo em boa parte. Por exemplo: determinada linha de produção de garrafas de vidro é capaz de entregar dez garrafas por minuto. Só que devido a um defeito no processo, três garrafas estão se quebrando no ato da fabricação.
Já a não conformidade não está necessariamente ligada a um problema no processo. Pode ser que tudo esteja funcionando perfeitamente, só que algum requisito específico não está sendo atendido e o produto simplesmente não está à altura do padrão de qualidade exigido. Usando mesmo exemplo das garrafas de vidro, seria como se a linha de produção com capacidade para entregar dez garrafas por minuto estivesse entregando apenas oito. Neste caso, a empresa precisa investigar por que a linha está produzindo duas garrafas a menos do que deveria.
Implicações da falta de identificação de uma Não Conformidade
Muitas organizações, por identificarem uma não conformidade de forma errônea, acabam conduzindo ações ineficazes, fazendo com que o problema persista ou volte a ocorrer. O tratamento incorreto ou o não tratamento de uma não conformidade podem impactar diretamente no atendimento de requisitos dos clientes e nos regulamentos legais, resultando em perdas financeiras e muito mais.
“Evitar a não conformidade significa evitar prejuízos ou retrabalhos na operação das empresas.” A melhor forma de evitar esse tipo de problema é buscando a melhoria contínua. Mas para que ela realmente aconteça, é necessário rever todos os processos constantemente e não ter medo de corrigir os erros ou de realizar modificações.
Devemos nos lembrar de que os processos de uma companhia estão em constante transformação, tudo sempre pode ser feito forma mais ágil ou mais fácil, principalmente nos dias de hoje, em que a tecnologia evolui rapidamente e é uma grande aliada nos processos empresariais.
Melhoria Contínua dos Processos
A melhoria contínua, inclusive, é um objetivo bastante favorecido pelas normas descritas na ISO 9001, a qual visa exatamente o aperfeiçoamento do sistema de uma organização através da padronização do sistema de gestão. Quando a empresa conquista o selo ISO 9001, seus processos se alinham aos requisitos da norma e isto por sua vez impede que quaisquer produtos ou serviços sejam desenvolvidos fora do padrão de qualidade e aquém das expectativas dos clientes. Com a ISO 9001, as dez garrafas são produzidas por minuto e saem perfeitas!
Lembrando também que o desprezo por uma não conformidade pode render consequências muito mais graves, que podem vir na forma de penalidades pesadas, como multas vultosas. Uma não conformidade pode estar em desacordo com as leis ambientais, por exemplo. Ou ser passível de causar um acidente.
Embora seja impossível livrar uma empresa de erros, a função do gestor é reduzir ao máximo possível os riscos em potencial. E em caso de identificação de desvio ou de não conformidade, deve-se tomar as ações pertinentes para corrigir os problemas o quanto antes e evitar que eles voltem a ocorrer.
Somente deste modo, pode-se garantir a melhoria contínua dos processos, produtos ou serviços e, principalmente, evitar que sua organização fique mal vista no mercado.
__________________________________________________________________
Dicas de Leitura: