Em um mercado extremamente competitivo e instável, saber como ter um diferencial estratégico e se destacar dentre seus concorrentes é algo fundamental para obter o sucesso do seu negócio.
Não existe apenas uma meta de diferencial estratégico a ser atingida – uma vez que o caminho conta com diversas opções. A grande questão é “como”. É nessa hora, que a sua empresa precisa decidir o que ela vai fazer:
resolver um problema ou preencher uma lacuna?
Quando você se deparar com um problema é preciso pensar com visão de empreendedor para solucionar o problema. A pergunta mais importante que você deve fazer é “Como”.
Desenvolvendo seu planejamento estratégico
Ainda que existam erros e acertos cometidos na gestão, é possível buscar diferenciais no mercado, como ferramentas e metodologias que orientam as melhores práticas de gestão. Além disso, essas ferramentas proporcionam uma visão mais ampla do negócio, facilitando o caminho para que você compreenda qual é o diferencial estratégico para melhorar sua gestão.
Os erros cometidos pelas empresas são, por sua vez, mais visíveis em empresas que estão começando seus negócios, embora não seja exclusividade delas. É importante porém, que ao invés de aceitar os erros, você os veja como oportunidades de melhoria.
Descubra como você pode resolver o problema advindo desses erros e forneça valores mais precisos e valiosos durante esse processo. Sua recompensa será um negócio de sucesso e com lucros reais. E se você é um daqueles, que não tem tempo para errar – e se você quer começar seu negócio ganhando destaque, existem dois grandes caminhos que você deve seguir: contar com bom sistema de gestão e fomentar o compliance em seu dia a dia.
Enquanto o primeiro otimiza seus processos e minimiza erros, o segundo atua para impedir não-conformidades, oferecendo uma série de benefícios que podem ser encontrados do texto “Principais tendências de um Programa de Compliance para seu negócio“.
Além disso, siga as dicas abaixo e saiba como ter um diferencial estratégico para diferenciar o seu negócio no mercado.
Tire as suas viseiras: Como ter um diferencial estratégico
É o momento de olhar a sua empresa por dentro, saber como ela realmente está, e quais são as suas necessidades. Isso significa alinhar os planos de ações com o momento da empresa. É fundamental que as necessidades reais sejam identificadas e que todos os caminhos se convirjam em direção a supri-las.
Pare de olhar o retrovisor
Saber como ter um diferencial estratégico é buscar por algo que torne a sua empresa única no mercado e que seja um diferencial para o cliente. Para fazer isso, é preciso esquecer a sua concorrência e parar de analisar o que ela faz. Isso porque, não significa que as ações dela sejam ideias ou boas para você. Você deve buscar sua “unidade”, isto é, sua essência e a partir dela, ser único e inovador!
Simplifique a vida do cliente
É importante saber o que seu cliente pensa sobre você (como uma marca e como pessoa). Não adianta ter uma marca reconhecida se o cliente é mal atendido, os colaboradores não se esforçam para responder dúvidas ou se existe burocracia em excesso para se obter uma solução para um problema.
Saber como ter um diferencial estratégico é realmente resolver os problemas de seus clientes. Toda organização que deseja crescer, deve pensar em seu cliente com mais cuidado, deve oferecer a ele agilidade, principalmente nas soluções de problemas.
Saiba onde quer chegar e crie seu processo
Esse é o momento de se fazer uma lista de metas que você deseja alcançar a curto, médio e longo prazo. Não se foque em saber onde quer chegar em apenas 10 anos. Enxergue sua empresa dentro de seis meses a um ano. A partir dessa ideia de tempo, você poderá analisar seus erros e acertos e compreender o que você fez para chegar aonde está.
Tendo as respostas em mãos, trabalhe seus diferenciais, invista em tecnologia, se for preciso repense e refaça seus processos de modo que você possa reduzir perdas, desperdícios, aumentar o índice de satisfação do cliente, diminuir custos, aumentar taxa de compra, etc.
Depois de fazer isso, crie um processo para chegar até essas metas. Criar o seu processo requer paciência e visão estratégica do seu negócio, ou seja, saber onde quer chegar e o que você poderá fazer para isso acontecer. Mais importante do que isso, é que as pessoas envolvidas na empresa, bem como os seus processos façam parte do centro de toda a estratégia. Lembre-se que são as pessoas, que fazem a sua marca.
Compreenda a real definição de “diferencial estratégico”?
Um diferencial estratégico é como um processo cíclico e mutável – e não algo pronto e acabado que deve ser seguido à risca. Ainda que você conte com as dicas acima, é essencial que você conheça sua empresa, seus funcionários, suas metas, objetivos, valores e missões ao longo de tempo – para somente depois implementá-las.
As mudanças necessárias para se entender como ter um diferencial estratégico na prática devem ser aplicadas no caso específico de sua empresa, sendo alteradas de acordo com imprevistos que podem surgir no caminho.
As dicas acima são apenas caminhos que o gestor pode seguir e, é claro, contando com a ajuda de programas de compliance e de sistemas de gestão, como o SOGI, que é melhor explicado no texto: “Quer um Sistema de Gestão inovador, moderno e eficaz?”.
É certo que, em meio à sua jornada, possam surgir situações que ocasionem mudanças repentinas e consequentemente, mudanças no planejamento, mas é fundamental não desistir e compreender que o ciclo de vida de todas as empresas contam com altos e baixos.
Conclusão
Não existe apenas uma maneira de se saber como ter um diferencial estratégico. Ainda que existam definições para o assunto, cada empresa funciona de uma forma e deve receber um tipo de cuidado especial.
É possível, porém, compreender alguns erros que você deve tirar de seu caminho para entender com mais clareza o processo, conforme visto acima.
Sendo assim, sabendo como ter um diferencial estratégico, coloque os passos acima em prática e garanta que você comece seu negócio já se destacando e que você se mantenha assim por um longo período de tempo!