O que você precisa saber sobre Segurança da Informação? – SOGI
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O que você precisa saber sobre Segurança da Informação?

Segurança da Informação.

Você sabe o que é segurança da informação ou qual é a real importância dela dentro da sua empresa? Hoje em dia, é fundamental proteger todos os seus dados, principalmente por todos os sistemas estarem conectados à internet (contribuindo para o vazamento de dados indevidamente).

Trabalhar com gestão de segurança de informações é o que irá garantir a integridade da sua empresa. Irá garantir que nenhum dado importante ou plano, seja divulgado antes da hora. E, o melhor, impede que conclusões sejam tiradas de dados incompletos (quantas empresas já não sofreram com isso?).

Isso é só o começo de um assunto muito complexo. Sendo você cliente ou não da Verde Ghaia, é importante entender algumas considerações sobre o assunto. E você, cliente Verde Ghaia, irá saber como a empresa é referência na gestão de segurança de informações.

Qual a importância da Segurança da Informação

Antes de qualquer coisa, é importante entender de que maneira estamos tradando o significado do termo “informação”. As informações dentro de um ambiente corporativo não são vistas como uma simples forma de conhecimento, mas, sim, de questões mais sigilosas.

Aqui, a informação é um ativo extremamente valioso, seja para grandes ou pequenas empresas. Através delas é possível construir projetos e traçar estratégias, por isso a segurança da informação é tão importante.

Essas informações contêm dados importantíssimos sobre o desenvolvimento e planos futuros da empresa. Muitas empresas ainda não tem ideia da dimensão que falhas nesse sistema podem proporcionar aos seus negócios e isso é algo muito perigoso.

Determinadas informações podem interferir negativamente no capital da sua empresa e, obviamente, você não deseja que isso aconteça. Seja por um dado extremamente delicado ou por uma vaga ideia de um simples projeto, qualquer vazamento de informações tem consequências.

As informações permeiam por todos os departamentos, mas o objetivo dessa nossa conversa é focar na segurança da informação. Dessa forma, é preciso exaltar alguns pilares: confiabilidade, integridade e disponibilidade dessas informações.

Confiabilidade

A confiabilidade é a questão de você ter a certeza de que aqueles dados e informações são confiáveis, verdadeiras e que só pessoas autorizadas têm acesso a todas elas.  

Há diversas formas de fazer isso dentro de uma empresa, mas, claro, que as formas mais convencionais de direcionar as informações APENAS a quem deve ter acesso a elas é através de logins ou senhas.

Você, por exemplo, pode ser prejudicado se alguém não autorizado invadir o seu e-mail pessoal, imagine as dimensões do caso quando alguém que não tenha o acesso legal aos dados da empresa consegue visualizá-los.

Dessa forma, essa é a primeira coisa que você deve se atentar dentro da sua empresa: os dados são seguros e estão seguros. Diversas ferramentas criam n barreiras de acessos de usuários indevidos, aproveite-as.

Integridade

 A integridade caminha junto com a confiabilidade nas questões da segurança da informação. Ter uma informação íntegra quer dizer que ela não foi alterada ou atualizada.

Significa que todos os dados que constam ali estão exatamente como deveriam estar. Ou seja, não houve interferência de terceiros que poderiam acessar tais dados sem autorização (questão da confiabilidade).

Disponibilidade

Hoje em dia é fundamental que todas as informações estejam disponíveis a todo o momento. O mundo não funciona apenas em horário comercial, dessa forma é fundamental que sempre haja alguma forma de acessar aquilo que deseja.

A nuvem é uma tecnologia extraordinária que permitiu avanços intangíveis. Hoje é possível acessar todas as informações não somente a qualquer hora, mas também em qualquer lugar.

A Verde Ghaia, por exemplo, tem em seu contrato estabelecendo que as informações devam ficar disponíveis em 99% do tempo. Trabalhamos muito forte em questões de disponibilidade para que todos os dados estejam disponíveis e protegidos.

Apenas a critério de curiosidade (principalmente se você já for cliente da Verde Ghaia), a empresa trabalha com um sistema denomino Redundância. Há a proteção através da Redundância de Servidor e da Redundância de região.

Redundância de Servidor: Em um mesmo Data Center há mais de um servidor caso algum deles precise parar por questões de manutenção. Resultado? Você será direcionado para o servidor ativo e terá acesso às informações que desejar.

Redundância de Região: Caso ocorra alguma coisa com o local do Data Center ainda há outros correspondentes em outros locais.

Normas de segurança e como obter a certificação

As questões da segurança da informação não são totalmente arbitrárias. Existem normas, legislações e certificações que visam estabelecer algumas diretrizes à área.

A ISO 27.000 − mais especificadamente a ISO 27.001 − trata dos assuntos da segurança da informação. Conseguir um certificado não é tão simples assim e é necessário passar por diversos processos, como:

  • Levantamento e mapeamento de informações
  • Diagnóstico da situação da empresa
  • Desenvolver metodologia para resolver as falhas apontadas
  • Conformidade (realmente documentar todos os processos)
  • Aplicar o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action)

Boas práticas: tão importantes quanto as certificações

Além das normas e certificações que existem, é importante criar dentro da sua empresa − assim como tem sido desenvolvido na Verde Ghaia há 20 anos − uma cultura de boas práticas de segurança da informação.

É claro que as questões legais e todos os sistemas tecnológicos disponíveis hoje em dia são eficientes, mas eles não são suficientes se os funcionários da empresa não derem a devida importância ao sigilo de informações.

Além disso, é importante ressaltar que as falhas que ocorrem (como vazamento de informações) nem sempre são de responsabilidade da equipe de TI, pois há mais pessoas dentro da empresa que possuem acesso às informações sigilosas.

Se não houver uma cultura sólida sobre o sigilo dessas informações alguns deslizes podem acontecer e não será por furos na tecnologia ou ferramentas de informática.

Concluindo tudo o que dissemos: a segurança da informação é crucial para o sucesso da sua empresa − por motivos aqui já expostos − e é importante investir nessa gestão. Atente-se às normas regulamentadoras e leve-as como base, mas não deixe de envolver seus funcionários culturalmente com a ideia.


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