Matriz de Aspectos e Impactos: qual a sua relevância? – SOGI
×

Matriz de Aspectos e Impactos: qual a sua relevância?

Em geral, tendemos a pensar sempre nos aspectos e impactos negativos que uma empresa causa ao meio ambiente — como desmatamento, o não reflorestamento ou rompimento de barragens. Entretanto, uma empresa quando utiliza dos recursos naturais, de forma consciente, ela é capaz de interagir beneficamente com o meio ambiente e ainda crescer de forma sustentável.

Antes de darmos prosseguimento ao assunto, aqui abordado, é importante falarmos sobre a definição de aspectos e impactos ambientais, num conceito simplista. Os aspectos e impactos podem ser definidos como causa x consequência.

Os aspectos ambientais são por definição, as interações entre as operações da empresa e o meio ambiente, sejam elas maléficas ou benéficas. Já os impactos ambientais são, por definição, todas as possíveis modificações causadas no ambiente pelas operações de uma empresa, sejam elas também, benéficas ou maléficas.

Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais – LAIA

Uma das atividades mais importantes da gestão ambiental é a execução do LAIA – Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais. Em outras palavras, a listagem e análise de todos os aspectos da operação de uma empresa que de algum modo, podem afetar o meio ambiente.

O levantamento de aspectos e impactos ambientais envolverá amplo gerenciamento, portanto, é necessário que toda a organização esteja envolvida com o planejamento e a execução de atividades, a fim de facilitar os processos internos.

O gestor responsável deve ser hábil para lidar não apenas com aspectos técnicos da gestão ambiental, como também deverá gerenciar pessoas e lidar com a comunidade que vive em torno da empresa, para a qual ele realizará o LAIA. Se a empresa não tiver nenhum especialista em gestão ambiental, ela pode contratar uma empresa de consultoria ambiental — tomando o cuidado de confiar o serviço a alguém com experiência no ramo, caso contrário, estará assumindo uma série de riscos não controlados.

Embora no Brasil não haja nenhuma lei, que obrigue uma empresa a realizar o levantamento de seus aspectos e impactos ambientais, é fato que a sua execução traga uma série de benefícios. Dentre eles um bom relacionamento entre empresa e Estado, uma vez que podem ser evitadas notificações e multas por descumprimento da nossa legislação ambiental, ressalta-se que a rigorosidade das leis. Além disso, todo o cuidado da organização impactará, direta ou indiretamente, a comunidade local e por conseguinte toda a sociedade.

Matriz de Aspectos e Impactos

O LAIA é feito através de uma  matriz de aspectos e impactos ambientais, que terá como objetivo a criação e o gerenciamento de planos de ação para cada um deles.

Primeiro, lista-se os aspectos e impactos ambientais pertinentes às atividades da empresa, e posteriormente tais dados são catalogados e separados. A partir daí, cruza-se os dados da planilha e faz-se a avaliação deles sob a perspectiva da metodologia FMEA (Failure Mode ans Effect Analysis, ou Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos), uma ferramenta que tem o objetivo evitar possíveis problemas durante um processo industrial.

O método realiza uma análise de falhas potenciais e suas respectivas ações de melhoria, focando principalmente em prevenção, palavrinha essencial, quando falamos em aspectos e impactos ambientais.

O uso dessa metodologia não é obrigatório, pois existem várias outras que podem ajudar seu negócio no Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais. Portanto, a escolha da metodologia a ser usada fica a critério de cada empresa.

Chernobyl: e se fosse hoje?

O LAIA também é importante para a gestão de riscos de qualquer operação, pois o desconhecimento ou o não tratamento de uma não conformidade pode resultar em acidentes com potenciais riscos ao meio ambiente.

O canal HBO lançou neste ano o seriado Chernobyl, uma dramatização daquele que é considerado maior desastre nuclear da história. Embora o seriado da TV esteja repleto de licenças artísticas, ele é um bom exemplo de como a ausência da gestão de aspectos e impactos ambientais pode piorar as proporções de um desastre.

O reator número quatro da usina em Pripyat, Ucrânia, explodiu no longínquo ano de 1986, época em que muitas empresas não davam tanta atenção assim aos aspectos e impactos ambientais. Numa cena emblemática no seriado, logo após o acidente, os principais administradores de Chernobyl se reúnem num bunker para discutir o caso.

Praticamente todos à mesa desconhecem as reais condições do desastre e, de início, apenas demonstram preocupação em esconder o fato da população, amenizando sua gravidade; não há nenhuma preocupação em resolver o problemas ou mitigar suas consequências. O único engenheiro que se mostra realista é imediatamente rechaçado e desacreditado.

Nós da Verde Ghaia, recomendamos muito a minissérie de quatro episódios, pois é uma aula sobre os piores erros que se pode cometer em uma gestão de análise de riscos.

Se houvesse um bom plano de aspectos e impactos ambientais, talvez o acidente na usina de Chernobyl nem mesmo tivesse ocorrido. Ou, caso a explosão fosse mesmo inevitável, muito provavelmente a empresa estaria mais preparada para situações de emergência. Haveria um plano de ação em caso de desastre — o qual incluiria treinamento e evacuação para a população de Pripyat –, bem como ações para amenizar os impactos ambientais na região.

Até hoje, a exposição à radiação vem ocasionando danos genéticos e taxas mais altas de mutações em muitos organismos da região. As aves e mamíferos de Chernobyl têm cataratas nos olhos e cérebros menores, e até 40% dos pássaros machos encontram-se completamente estéreis.

ISO 14001:2015

As empresas que desejam conquistar o selo ISO 14001 também devem ficar atentas ao gerenciamento de seus aspectos e impactos ambientais, que inclusive é abordado na norma 14001 e que deve ser seguido à risca.

Contudo, mesmo que não haja interesse na ISO 14001, é recomendável que toda empresa realize o levantamento de seus aspectos e impactos ambientais, pois hoje é comum as empresa solicitarem a apresentação do LAIA para firmar contratos de parceria.

Além disso, a maioria dos gestores e acionistas deseja conhecer os possíveis impactos econômicos gerado pelo aspecto e impacto ambiental — afinal um passivo ambiental pode prejudicar a atividade e influenciar tomadas de decisão. No mais, ignorar a relação das empresas com o meio ambiente não é mais aceitável no mercado atual. Não estamos mais em 1986.

Quer saber mais detalhes de como fazer o seu Levantamento de Aspectos e Impactos? Fale conosco!


Assista ao Café Conectado sobre Aspectos e Impactos Ambientais


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *