Conheça quais são as 07 principais Ferramentas da qualidade – SOGI
×

Conheça quais são as 07 principais Ferramentas da qualidade

Entender quais são ferramentas da qualidade envolve compreender detalhes sobre a ISO 9001 e como isso pode ser fundamental para as empresas!

Essas ferramentas consistem em um conjunto de metodologias que foram devidamente reunidas por Kaoru Ishikawa e posteriormente difundido como uma maneira de aprimorar os processos empresariais!

Você sabe de fato quais são essas ferramentas da qualidade?

Desde esse momento, todas essas ferramentas vêm sendo usadas junto aos sistemas de gestão, de forma a contribuir na melhoria contínua dos processos e ainda serviços.

Outro detalhe importante, é que essas ferramentas de qualidade são usadas para que se possa definir, bem como mensurar e também propor boas soluções que possam sanar com os problemas que estejam interferindo no desempenho e anda nos resultados planejados da corporação!

Elas permitem ajudar a manter métodos que sejam elaborados de forma efetiva, promovendo um embasamento de dados e também fatos, o que permite elevar potencialmente a taxa de sucesso acerca dos planos de ação propostos!

Ferramentas da qualidade que podem ser aplicadas à sua Gestão

Confira abaixo quais são as 7 ferramentas de qualidade e quais são os seus diferenciais e características:

  • Fluxograma: permite contribuir e ainda ajudar na identificação de um caminho mais promissor para que o produto ou até mesmo o serviço deverão percorrer em meio aos resultados dos processos da empresa! Isso quer dizer que, essa ferramenta é responsável por revelar as etapas sequencias de toda a metodologia dos processos! – ela ainda recorre ao uso de símbolos que permitem representar os diferentes tipos de operações!
  • Carta de Controle: é importante para revelar as tendências acerca dos pontos de observação durante um determinado período de tempo!  Consiste em um tipo de gráfico que pode ser usado para se manter um bom acompanhamento de processo, podendo ainda determinar a faixa de tolerância, que é determinada por uma linha superior (limite superior de controle) e também uma linha inferior (limite inferior de controle). Inclui ainda uma linha média do processo (a linha central).
  • Diagrama de Ishikawa: conhecido também como “linha de peixe”. Seu objetivo central é justamente identificar quais podem ser a possíveis causas para um determinado problema e ainda quais poderão ser seus efeitos!
  • Folha de Verificação: trata-se de uma lista com itens que deverão ser previamente estabelecidos, que somente serão marcados quando forem de fato realizados ou até mesmo avaliados. Essa ferramenta é basicamente usada    para certificar que os pontos foram cumpridos e até mesmo para avaliar em que patamar eles estão.
  • Histograma: sua finalidade é revelar como será a frequência de distribuição de todos os dados, sendo que isso se consolida por meio de medições periódicas!  Isso permite criar um ótimo panorama acerca dos padrões que forem mais repetitivos durante um determinado período.
  • Diagrama de Dispersão: evidencia o que pode ocorrer com uma variável representada. Na verdade, são representações acerca de duas ou até mesmo mais variáveis, sendo essas organizadas em um gráfico, de forma que uma tenha a função da outra impreterivelmente!
  • Diagrama de Pareto: também é um recurso gráfico que pode ser usado para ajudar a estabelecer uma melhor ordenação, sendo que isso será visualizado, por exemplo, da maior para a menor – isso ficará evidente nas causas relacionadas a um determinado problema ou até mesmo algum outro ponto de inconformidade!

Entenda a norma de qualidade – ISO 9001 e a sua importância para o sucesso de uma empresa

Agora que você já sabe melhor quais são ferramentas da qualidade e quais são atribuições, é preciso buscar mais informações acerca de um ponto de suma importância para as empresas dentro desse contexto – a ISO 9001!

A norma ISO 9001 é uma das regras mais difundidas quando se trata de abordar a busca pela qualidade, e isso tanto é verdade, que muitas empresas acabam adotando as práticas referentes à essa norma!

E a razão disso é justamente porque sua adoção ajuda a transmitir uma maior credibilidade e ainda permite um fortalecimento tanto da imagem como também da reputação da empresa! São diversos aspectos que ajudam a definir a importância dessa norma para as empresas! Confira alguns deles abaixo:

  • Elevação da produtividade: torna-se possível obter um melhor aproveitamento de tempo, capacitação, valorização dos colaboradores e ainda um crescimento financeiro.
  • Mais valor para os produtos e serviços: o selo de qualidade favorece positivamente as relações comerciais e ainda a credibilidade da empresa perante os clientes, fornecedores e, claro, para o mercado!
  • Processos padronizados: essa norma internacional acaba consolidando uma revisão dos processos internos, de forma que isso ajuda a torna-los padronizados. Isso acaba reduzindo potencialmente o retrabalho, eleva a qualidade e permite maior satisfação dos consumidores.

Diante de todas as vantagens expostas acima, fica evidente que a aplicação da norma ISO 9001 em uma empresa é uma medida realmente poderosa e assertiva, podendo abrir novos caminhos para um futuro de sucesso e novas perspectivas!

Entenda como a Consultoria Online poderá ser uma aliada na busca por melhorias contínuas!

Entenda como a Consultoria Online poderá ser uma aliada na busca por melhorias contínuas!
Como elaborar a Política da Qualidade – ISO 9001:2015

A Consultoria Online poderá ser considerada a maior aliada para empresas que estejam dispostas a colocar em prática todos os pontos que foram abordados no decorrer desse conteúdo!

Isso porque, seu papel é basicamente, determinar quais as estratégias mais qualitativas e que poderão ser abordadas para que se possa seguir com uma analise dos processos ideal e de fato eficiente!

Além disso, a Consultoria Online poderá agregar maiores orientações acerca de todos os critérios da norma internacional ISO 9001 e garantir que a empresa tenha a oportunidade de fazer mudanças contínuas focando em seu sucesso e novos horizontes para o futuro!

A Consultoria Online atuará, portanto, de forma a contribuir com a implementação de Sistema de Gestão de Qualidade, considerando que todo esse processo seja ainda aderente às normas!

Além disso, essa é a melhor forma da empresa poder contar com profissionais que sejam de fato capacitados e qualificados, e que ainda possuam uma vasta experiência prática em empresas nos mais variados setores e segmentos.

Agora que você já sabe quais são ferramentas da qualidade e as demais informações pertinentes a esse assunto, considere todas as dicas e dados abordados nesse conteúdo para garantir que a sua empresa tenha melhores resultados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *