Por que toda organização deve se preparar para Auditoria? – SOGI
×

Por que toda organização deve se preparar para Auditoria?

Você sabe quais são os procedimentos de uma auditoria e como ela ocorre? Entender esses processos é fundamental para o funcionamento saudável da organização.

Por que preparar a empresa para a Auditoria?

Ressalta-se que preparar a sua empresa para auditoria é essencial para àqueles que almejam crescimento. Essa é uma etapa importante, pois é através da auditoria que você mantém todo o negócio competitivo, gerando informações importantes sobre os processos e identificando falhas e erros para que seja possível otimizá-los conforme a rotina de trabalho.

Outra razão é que a auditoria ajuda na gestão estratégia dos negócios da empresa, uma vez que ao identificar as oportunidades de melhorias, você será capaz de tomar decisões que contribuam de forma eficaz no crescimento sustentável da organização. Além disso, a auditoria te permite identificar gastos desnecessários, permitindo criar artifícios que viabilizem a diminuição e de custos e desperdício. Desse modo, você consegue fazer uma gestão mais estratégica e ainda melhorar as condições financeiras do negócio.

Portanto, ao se preparar para Auditoria, você também evita multas e sanções legais, que podem levar a rombos financeiros, astronômicos. Tudo isso, é de suma importância para o empresário que quer garantir a saúde sustentável do negócio.

Como se preparar para auditoria?

Antes de falarmos sobre como se preparar para auditoria, chamo a atenção para o entendimento entre os dois tipos de auditoria, a interna e a externa.

A Auditoria Interna, como o próprio nome sugere, é realizada por um profissional da própria empresa. Enquanto que a Auditoria externa, por sua vez, é aquela que acontece quando o ambiente profissional recebe a visita de um auditor externo, enviado para analisar determinada situação.

Preparando-se para a auditoria você:

  • garante que os processos da empresa estejam em conformidade e realizando o atendimento à legislação. Esse é um fator importante para a competitividade do negócio, pois fará diferença na qualidade final de serviço/produto.
  • garante que a sua empresa preste um bom serviço, visando sempre a qualidade, atendendo às reais necessidades do cliente final.

Para ajudá-lo nessa preparação, citaremos abaixo algumas dicas importantes, que você deve seguir para alinhar os procedimentos, de modo que seja possível realizar a averiguação profissional.

Passos a serem seguidos para a realização de uma boa auditoria!

Existem alguns passos essenciais para se preparar para uma auditoria. Embora não seja um roteiro engessado, é uma orientação válida, para que você consiga alinhar alguns procedimentos antes da data de averiguação.

  1. Desenvolva um planejamento anual indicando as áreas e os motivos das auditorias;
  2. Estipule a data de início e de encerramento para checagem;
  3. Tenha uma data de reunião e uma data para emissão do relatório final pelo auditor;
  4. Garanta que todos os envolvidos sejam comunicados sobre o planejamento;
  5. Solicitar aprovação da direção;
  6. Prepare uma equipe para esclarecer dúvidas;
  7. Elabore documentos capazes de esclarecer os processos e suas finalidades:
  8. Defina o tipo de auditoria: interna ou externa
  9. Crie um cronograma, definindo pontos:
  10. atividades e processos a serem avaliados;
  11. data e horário para a realização da auditoria;
  12. nomes dos auditores;
  13. nomes dos envolvidos;
  14. nomes dos responsáveis para solucionar dúvidas.

como se preparar para as Auditorias das Norma ISO

É interessante que antes da auditoria externa, o Gestor realize alguns procedimentos, como se fosse uma “teste” para avaliar se toda as áreas estão realizando a adequação de seus processos e/ou atuando em consonância com os requisitos estabelecidos pela norma. Portanto, é importante:?

  • Simular uma auditoria com as áreas;
  • Testar os controles internos;
  • Analisar os resultados;
  • Realizar ações para tratar as não conformidades.

É importante esclarecer que, se preparar para uma Auditoria é como ter uma missão, independente do seu segmento ou porte. Isso é crucial para que o empreendimento atue dentro da legalidade. Por isso, sugerimos que siga essas dicas e sugestões. 

Por que é importante examinar e validar sua gestão?

Para validar sua gestão, você pode apostar em uma auditoria interna, uma vez que ela é capaz de mensurar os resultados obtidos, gerando ações para o planejamento da organização.

A auditoria interna é um dos passos essenciais para validação da gestão, propondo soluções para o crescimento da sua empresa. Sendo assim, cumprir com as normas internacionais, referentes à sua atividade, é importantíssimo. Por esse motivo, enfatizamos a Auditoria como um meio eficaz de validação do seu sistema de gestão, de modo a atender aos requisitos essenciais para que a empresa atue dentro da legalidade. Como dito, anteriormente, é um importante diferencial competitivo para os negócios.

A auditoria, quando realizada com maestria, se torna eficiente nos processos de melhoria do seu sistema de gestão, visto que você poderá identificar a existência de problemas e propor ações para tratá-las, solucionando assim, os contra tempos, ou mesmo, antecipando questões, e desenvolvendo soluções para as ameaças.

Portanto, através de uma apropriada análise interna, você conseguirá entender se a implementação foi realmente eficiente e se os objetivos definidos estão sendo alcançados.

Validar a sua gestão através da auditoria interna é um caminho para a certificação!

Passar por uma auditoria de certificação pode ser algo pavoroso para alguns gestores. Por isso, é importante se preparar com antecedência, de modo que a sua empresa cumpra com os requisitos legais aplicáveis.

A auditoria interna consegue validar sua gestão, tornando a sua empresa apta a aprovação dos auditores. Através dessa estratégia você poderá se preparar para obter certificações ISO, tais como:

  • ISO 9001;
  • ISO 14001;
  • ISO 22000;
  • ISO 45001;
  • Auditoria Interna SA 8000.

Com uma auditoria de primeira parte, você consegue checar se a sua empresa está enquadrada em todas as normas citadas,facilitando assim, a aprovação para certificação.

Conheça as vantagens e ganhos que sua empresa tem ao realizar Auditoria Interna

São diversas as vantagens de utilizar a gestão de auditoria interna. É uma forma prática de validar sua gestão, e você perceberá três benefícios de maneira mais evidente, com resultados rapidamente alcançados:

  • Desempenho: melhora na avaliação do desempenho dos processos, colaborando assim de forma direta nos resultados do negócio.
  • Não conformidade: Identificação de desvios e Não Conformidades, de forma a possibilitar a tomada de ações corretivas e preventivas.
  • Certificação: Cumprimento de exigências das normas de referência para obtenção de certificações variadas, e que tenham relevância para a sua atividade.

SOGI – Módulo Auditoria, Facilite sua Auditoria!

Através do Módulo Auditoria do SOGI, é possível iniciar um programa de auditorias internas de seu sistema de gestão, introduzindo critérios claros, já determinados pelo seu sistema, em conformidade com a periodicidade definida pela sua organização.

Assim, é possível analisar se existe algo para modificar ou melhorar, bem como acompanhar as ações preventivas e corretivas e, também, avaliar a desempenho dos processos. Além de auditar todo o seu sistema de gestão, com o Módulo Auditoria, você também pode auditar a aplicabilidade desses requisitos dentro do seu sistema de gestão.

Todas as informações e comparativos dos processos e procedimentos da sua empresa, como as não conformidades, as evidências objetivas e a metodologia para o tratamento dessa não conformidade ficam fácil de serem visualizadas. E tudo ficará registrado!

Para visualizar todos os dados, são gerados relatórios automaticamente, os quais apresentam dados visuais explicativos com uma visão gerencial dos processos. Todos os dados são formatados para serem apresentados nas reuniões, visando validar os resultados de sua gestão.

Dúvidas ou quer agendar uma demonstração das funcionalidades da Ferramenta, fale conosco!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *