Práticas de ESG que podem ser adotadas por empresas – SOGI
×

Práticas de ESG que podem ser adotadas por empresas

O ESG é usado como uma espécie de métrica para nortear boas práticas de negócios e qualquer empresa, independente do seu porte ou ramo de atividade pode adotar.

Acompanhe conosco esse artigo e já comece a rever seu planejamento de gestão com as melhores práticas, visando a alta performance de todo o negócio.

Boa leitura!

ESG: benefício para as empresas e sociedade

O termo ESG – Environmental, Social and Governance é uma sigla em inglês que faz menção ao meio ambiente, a inclusão social e a governança. As empresas que praticam as três características vêm atraindo o interesse dos investidores do mercado financeiro.

Portanto, muitas empresas no Brasil vem adotando essa gestão, pois criam melhores práticas que devem ser implementadas para mostrar a solidez de uma empresa e a preocupação e atuação contra os riscos da sustentabilidade.

Sugestão de Leitura: ESG: sustentabilidade é a nova realidade mundial

ESG: Práticas para mitigação de Riscos

No contexto ambiental é possível implementar políticas para mitigar riscos ambientais, como por exemplo: Uso de energia renovável, gestão de resíduos, controle da poluição e emissão de CO2, gestão de recursos hídricos. Na governança abrange as esferas de liderança da empresa, remuneração executiva, processo de sucessão, ambiente de controle de riscos e compliance.

E por fim, o âmbito social onde as empresas gerenciam os relacionamentos com diferentes públicos onde atuam, fornecedores, clientes, colaboradores e comunidades e colocam em prática as visões sobre diversidade, direitos humanos e defesa do consumidor.

Um bom exemplo de prática social trazemos a empresa SEQUOIA, que possui programas para desenvolvimento de jovens: Sementes (aprendizes) e Talentos (estagiários) que tem como objetivo reduzir a desigualdade, através do aproveitamento interno incentivando o crescimento da carreira dos jovens participantes dos projetos, está diretamente atrelado aos objetivos da ONU de reduzir a desigualdade até 2030.

Sugestão de Leitura: ESG: sigla que está mudando o mundo dos investimentos

As empresas que adotarem tais medidas, irão alcançar uma marca corporativa mais forte, será uma referência para toda a indústria e sociedade, irá melhorar a retenção e satisfação de talentos, será mais atraente para investidores e consequentemente aumentar a receita e possibilitar a redução de custos e identificar as oportunidades de negócios.

Bruna Verardi|Consultora VG – SP


Fonte: https://ri.sequoialog.com.br/governanca/esg/ <Disponível em: Site SEQUOIA, 2020>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *