Saiba o que são empresas B-Corps! – SOGI
×

Saiba o que são empresas B-Corps!

Você já ouviu falar das empresas B-Corps? Num resumo, só para contextualizarmos, uma empresa B é aquela que tem o desenvolvimento social e ambiental como um de seus principais objetivos. Ela equilibra o lucro com o bem-estar de todos.  

o que são empresas B? B-corps

O conceito foi criado nos Estados Unidos pela B-Lab, uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2006 na Pensilvânia; daí o “B” quando nos referimos às empresas B (que também pode ser B de “benéfico”). Em inglês, as empresas B são chamadas B-Corps (uma contração para B Corporations).

Toda empresa classificada como B possui uma certificação reconhecida internacionalmente, a qual atesta que tal organização atende a determinados padrões de transparência, responsabilidade, sustentabilidade e desempenho cujo objetivo é criar valor para a sociedade. A empresa B visa como modelo de negócios o desenvolvimento social e ambiental. Toda empresa certificada pelo Sistema B possui como objetivo solucionar problemas socioambientais.

Atualmente, existem quase mil empresas B distribuídas por trinta países e sessenta setores (sendo que 75 delas estão na América Latina).

No Brasil, o conceito de empresa B é relativamente recente e tem sido liderado pelo Comitê pela Democratização da Informática (CDI) — uma organização sem fins lucrativos que se utiliza da tecnologia para combater a pobreza e estimular o empreendedorismo — numa parceria com o Sistema B (representante do movimento pelas B-Corps na América Latina), e já possuí 46 empresas com o certificado.

Como se tornar uma empresa B?

Muitas empresas e empresários têm focado na transparência em suas relações, voltando seus esforços para redução dos impactos sociais e ambientais. O empresário compreende que possui poder de mercado, e que além de entregar produtos e serviços de qualidade, pode fazer uso desse poder para solucionar problemas ambientais e sociais.

Se você pretende que sua organização faça parte do seleto grupo das empresas B, deve estar ciente do seguinte. A empresa B*:

  • Compromete-se em criar impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.
  • Aumenta o dever fiduciário de acionistas e gestores, buscando sempre incluir interesses não financeiros/lucrativos.
  • Compromete-se em operar sob altos padrões de gestão e transparência.
  • Faz parte de uma comunidade interdependente, onde um é responsável por inspirar o outro.

(*Fonte: Sistema B)

Passos para ser uma empresa B

Para se tornar uma empresa B, a organização deve seguir um a série de passos:

  1. Completar a Avaliação de Impacto B, ferramenta gratuita no site Sistema B. Essa avaliação foi desenvolvida para medir e gerir o impacto positivo de sua empresa em seus trabalhadores, comunidade, consumidores e meio ambiente, considerando o impacto das operações no dia a dia e como modelo de negócio.
  2. Completar o questionário de divulgação, o qual considera qualquer impacto negativo significativo, a revisão de antecedentes e um canal público de denúncias ou reclamações. Esse questionário permite que a empresa compartilhe com o B-Lab, de maneira confidencial, qualquer prática sensível, multas ou sanções recebidas pela empresa ou suas filiais.
  3. Passar por uma análise de elegibilidade.
  4. Preparar-se para a etapa de verificação. Nesta fase ocorrerá o fornecimento de uma série de documentos para preparo da auditoria.
  5. Passar pela verificação em si (auditoria da B-Lab).
  6. Passar por uma revisão de antecedentes, a qual inclui uma revisão de registros públicos, fontes de notícias e mecanismos de busca pelo nome da empresa, suas marcas, executivos/fundadores e outros temas relevantes.
  7. Passar por uma revisão presencial. A cada ano, 10% das Empesas B Certificadas são selecionadas aleatoriamente para uma revisão aprofundada e presencial, como parte dos requisitos para a recertificação. Isso é fundamental para manter a credibilidade do selo de Empresa B.
  8. Divulgar publicamente o Relatório de Impacto B no site www.bcorporation.net (não há quebra de confidencialidade dos dados).
  9. Modificar estatutos e/ou figura jurídica da empresa, de acordo com as leis de cada país.
  10. Pagar pelo custo anual da certificação, que varia de acordo com o faturamento anual da empresa.

Prêmio Compliance e empresa B: o que elas têm em comum?

O Prêmio Compliance Brasil de Sustentabilidade é uma premiação de abrangência nacional realizada pela Verde Ghaia. Seu objetivo é celebrar o controle legal e as boas práticas sustentáveis das empresas brasileiras, incentivando a gestão ambiental transparente.

Uma empresa B certamente estará alinhada ao Prêmio Compliance Brasil, visto que o objetivo da premiação é exatamente incentivar as melhores práticas sustentáveis e de compliance, contribuindo para um mundo melhor.

Os vencedores do Prêmio Compliance Brasil certamente têm mais chances de se tornar uma empresa B; e toda empresa certificada como B tem maiores chances de sair vencedora do Prêmio Compliance Brasil. Uma relação na qual todos saem ganhando. E a sociedade ganha muito mais!

Em 2020, o Prêmio Compliance Brasil de Sustentabilidade celebrará sua quinta edição com uma grande festa em São Paulo (SP) no dia 18 de junho, e contará com um apoio valioso, pois será realizado em parceria com o Grupo Voto.

Visite o site: https://premiocompliancebrasil.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *