Porque a LIA é diferente e melhor de tudo o que você já viu? – SOGI
×

Porque a LIA é diferente e melhor de tudo o que você já viu?

Nós da Verde Ghaia, estudamos a fundo as ferramentas disponíveis no mercado, assim como todos os produtos similares ofertados. E antes de lançarmos a LIA, Inteligência Artificial, não foi diferente.

Foram meses e mais meses dedicados a entender quais as necessidades de nossos clientes que ainda não estavam sendo satisfeitas, a analisar tudo o que já havia sido entregue para se fazer gestão de forma mais rápida, funcional e eficiente. E, somente a partir desse estudo, poderíamos entregar o maior valor possível, visando sanar as dificuldades e facilitar o processo de gestão e monitoramento das leis.

Chegar onde chegamos, demonstra o compromisso e o engajamento de todos os nossos colaboradores Verde Ghaia em atender o nosso cliente com exclusividade, pensando sempre em como melhorar e aperfeiçoar os dados do seu sistema de gestão. Pois, para não nós, não basta apenas oferecer solução, nós oferecemos solução com resultados que possam ser lidos e compreendidos pelos gestores, para que assim, tomem decisões estratégicas mais seguras e assertivas.

Nós já tínhamos a certeza, bem lá no fundo, de que a LIA seria uma grande inovação, não só para a Verde Ghaia, mas para todo o mercado de Leis. E não estávamos errados. A LIA é muito mais que isso e propõe 80% de agilidade no monitoramento de leis!

O que é a LIA

A LIA, ou Legislação com Inteligência Artificial da Verde Ghaia, é uma plataforma inteligente que apresenta dados estratégicos para a tomada de decisão das empresas, possibilitando uma maneira diferente e muito mais fácil e prática de ver resultados em relação ao cumprimento de leis e da gestão do compliance em sustentabilidade.

Através da LIA, o seu dashboard terá dados mais precisos, possibilitando analisar todos os temas de forma priorizada, bem como os impactos financeiros pelo cumprimento (ou não) das exigências legais. Você poderá realizar o mapeamento de todas as penalidades, permitindo que toda a gestão de custos da empresa possa analisada e assim, tomar decisões cabíveis em relação as áreas mais sensíveis/vulneráveis da empresa.

É por isso, que a Verde Ghaia está sempre a frente do mercado, investindo em tecnologia de qualidade. Fazemos tudo isso, porque acreditamos que através do nosso empenho, oferecemos melhorias aos processos dos clientes, para que eles alcancem seus objetivos e metas.

O maior banco de dados de Legislações do Brasil

A Verde Ghaia, em seus 20 anos de existência, possui o maior banco de dados de legislação federal, estadual e municipal do Brasil no que diz respeito à sustentabilidade. Por exemplo, quando falamos apenas de leis ambientais, hoje o número delas no Brasil são de aproximadamente 11.415 leis federais, 22.711 leis estaduais, 28.537 leis municipais e 157 NBRs. A média mensal de novas leis ambientais que surgem é de 57 federais, 114 estaduais, 144 municipais e 2 NBR. Ressalva-se que esse número está em constante mudança, pois o Brasil é conhecido como o maior “fabricador” de leis.

Partindo desse número astronômico de leis, como algum ser humano conseguiria dar conta de monitorar, analisar e interpretar tantas leis? São muitas leis, normas, diretrizes a serem seguidas para que não haja penalização nos processos da empresa. Por isso, que desde a sua fundação, em 1999, a preocupação da Verde Ghaia sempre foi em utilizar cada vez mais tecnologia e softwares, ficando cada vez menos dependente do papel e do homem.

A LIA surgiu para demonstrar que essa preocupação não é brincadeira! Tornando-se, portanto, uma ferramenta importante para melhoria dos processos do cliente, visto que a inteligência artificial aplicada as interpretações da lei é um passo fundamental para gerar resultados relevantes e com dados estruturados para tomada de decisão mais assertiva.

LIA: Otimizando o atendimento à Legislação

Um dos principais diferenciais da LIA é o agrupamento das exigências legais que ela faz, de forma automática, vinculando todas elas a uma resposta só, no grupo de obrigações. Assim, a LIA traz para determinado grupo de evidências todas as normas associadas àquela obrigação. E detalhe: você pode visualizar apenas o grupo de obrigações desejada, como também, todas as outras obrigações que estão relacionadas à determinada norma. A vantagem desse agrupamento é a otimização do seu tempo relacionado à avaliação do atendimento às leis, reduzindo bastante o trabalho da rotina de monitoramento.

Explicando melhor: nós da Verde Ghaia sempre prestamos auxílio para todos os nossos clientes para o cumprimento de seus requisitos legais. Entretanto, tínhamos em mente essa dificuldade vinda de nosso clientes, em relação a existência de várias obrigações que cabiam para várias normas. Como antes não existia esse agrupamento, era necessário ficar respondendo a cada uma dessas obrigações, mesmo se ela já havia sido contemplada em outra norma.

Com a LIA, pela sua capacidade de agrupar as exigências iguais em um só local, o cliente passa a ganhar muito mais tempo, para comprovar seu atendimento. É só responder o grupo de obrigações que todas automaticamente, já estarão respondidas, já que são exatamente iguais. Mas se você quiser, claro, poderá também responder uma a uma, tudo é sempre a seu critério. Ah, o sistema oferece também sugestões de evidências para estas obrigações, cabendo a cada cliente, decidir usá-las ou não.

Classificação da Exigência Legal

Só para você ter uma ideia, nossa equipe, através de vários estudos, calculou que a LIA traz uma otimização de 80% de esforço dedicado do cliente no levantamento de evidências para atender a legislação. Em outras palavras, isso significa que você vai passar a ter 80% do seu tempo a mais para usar em atividades mais estratégicas ao invés de ficar no operacional e preenchendo obrigações repetidamente.

Outro diferencial da LIA é a capacidade de classificar e gerenciar cada exigência legal para uma análise muito mais fina e completa, permitindo organizar o tipo da evidência legal por temas integrados, facilitando assim a gestão, o registro de evidências e demonstrar o atendimento a várias obrigações semelhantes ou associadas.

A classificação das exigências legais, na LIA, se dá conforme sua natureza ou tipo: por inspeção, licenças e autorizações, laudos, programas, planos e prontuários e gestão de fornecedores críticos.

O que isso facilita para a sua vida? Bom, através dessa tipologia você terá tudo bem definido dentro da sua organização, já sabe o que é inspeção, o que é treinamento, o que são licenças, e assim por diante. Então, imagine que seja necessário fazer uma auditoria. Com a LIA, é só selecionar o filtro LIA Inspeção e ir para a área da empresa e iniciar uma auditoria conferindo as evidências de atendimento in loco. Tudo fica muito mais rápido, simples e eficaz.  Ou ainda com o filtro na LIA treinamento você pode ter acesso a todas as obrigações que exijam treinamento do colaborador. E assim cumprir essas exigências legais.

E assim pode ser feito em toda a sua empresa, seguindo cada uma das tipologias feitas pela própria LIA.

Dashboard muito mais intuitivo para análise dos resultados

É claro que não adianta tantas funcionalidades e diferenciais se a forma de mostrá-los aos clientes não mudar. Por isso, a Verde Ghaia também investiu e muito no dashboard da LIA. E assim ela mais uma vez se diferencia de tudo o que existe hoje no mercado.

O que se tem com o dashboard da LIA é a visão do todo. Isso significa visualizar o grau de risco total, incluindo todas as obrigações federal, estadual e municipal, que a empresa está submetida no momento. Esse risco engloba o universo total de todas as obrigações que ele tem que cumprir, o que ele já preveniu, o risco avaliado (é a mesma coisa que risco exposto, ou a soma de todas as multas previstas nas obrigações não conformes) e o risco legal desconhecido. São apresentados também os temas de maior relevância para o seu negócio, aqueles com maior risco exposto e não avaliado conjuntamente.

Inclusive no próprio dashboard o cliente também pode verificar qual o custo para tratar tal obrigação. Tratar é mais caro do que a multa a que estou exposto? A LIA responde para você, automaticamente, para que você tenha o poder de decisão de quais são os temas prioritários para atendimento com base na análise de uma inteligência artificial.

Inteligência Artificial para monitorar requisitos

Enfim, tentando resumir o que significa o universo de informações que o dashboard da LIA traz, podemos dizer que ele foi desenvolvido para ser a materialização de resultados. Com ele uma empresa pode ver o que priorizar, o que tem que cumprir e o que causa maior impacto se não cumprir. Isso significa que a forma como a LIA apresenta os resultados gera um grande valor estratégico para os clientes.

Consideramos a LIA como um produto disruptivo em relação a tudo o que existe hoje no mercado, sendo – diferente e melhor – de tudo o que você já viu em relação ao monitoramento e gerenciamento de legislação.

Estamos orgulhosos do caminho que estamos seguindo. Venha fazer parte de uma gestão engajada e com resultados assertivos. Conheça mais sobre a LIA.


Ficou interessado na LIA? Quer conhecer o que mais ela pode oferecer para seu negócio? Ou ainda não está acreditando em tudo o que leu nesse texto? Então entre em contato com nossos consultores e agende uma apresentação!

Nossos consultores estão prontos para apresentá-los a LIA e provar que a sua gestão pode ser mais ágil e obter informações realmente esclarecedoras para que você possa entender como os dados podem influencias na sua estratégia.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *