Como Gestão de Riscos te ajuda a compreender as penalidades?
×

Gestão de Riscos: saiba quais são as Penalidades

Referente ao não atendimento dos requisitos, as organizações podem estar sujeitas a aplicação de penalidades. Não obstante, através da análise da inteligência artificial da  LIA, você poderá visualizar quais são as penalidades aplicadas em cada obrigação legal, sendo as referidas penalidades divididas em 04 (quatro) tipos:

(i)educativas;

(ii) privativa de liberdade;

(iii)financeira (multa),

(iv)restritiva de direito.

Como a LIA te ajuda a compreender as penalidades dos Riscos?

Seja para demonstrativo de valores a que a organização está exposta, no tocante às sanções, seja para alta direção, bem como para a tomada de decisões efetivas. Sem dúvida, a  LIA  tem muito a oferecer a sua Gestão de Risco.

(i) Traz as penalidades avaliadas individualmente para cada obrigação;

(ii) Resumo financeiro, consideração a avaliação de todo o risco exposto (que é pelo não atendimento de uma obrigação/ não conformidade);

(iii) Risco Desconhecido (que a empresa ainda não avaliou);

(iv) Risco Prevenido (o quanto que a organização já preveniu e corrigiu):

(v) Risco Total (somatório de todos riscos);

(vi) Priorização dos temas relevantes de acordo com o status da conformidade das obrigações aplicadas a organização, para que assim possam ser tomadas decisões pela organização;

(vii) Demonstrativo do valor total de multa com um paralelo nos planos de ações estabelecidos pela empresa, com o que está previsto e o que já foi realizado para correção/adequação.

(viii) Indicadores de risco, considerando alertas: baixo, médio e alto.

Por que toda organização deve identificar seus Riscos?

A importância do conhecimento do risco normativo a que a organização está sujeita, é de suma importância para evitar danos e prejuízos futuros, para isto, conte conosco! Nós vamos te auxiliar de modo que você possa lidar melhor com a rotina de sua gestão e de seu processo de monitoramento legal.

LIA: indicadores relevantes para a sua tomada de decisão

Em suma, a inteligência artificial da Lia vai te auxiliar a gerenciar e monitorar seus requisitos, ajudando você na identificação de seus riscos para tomar decisões com mais segurança e assertividade.

Ainda, caso a organização entenda relevante a conjunção de outros riscos mapeados, como os operacionais e do negócio, junto ao risco normativo, elas poderão utilizar o módulo de gestão da riscos da Verde Ghaia, o GRC.

Através destes módulos, fatores como probabilidade de fiscalização, severidade do dano, abrangência do dano, jurisprudências associadas, poderão também ser conjugados ao grau de risco normativo oriundo da LIA, formando, assim, o que denominamos de índice de risco.

Agende uma apresentação com a Equipe especialista em Gestão de Risco e Compliance e entenda na prática como a LIA vai te ajudar!

Raquel Varoni – Gestão de Risco e Compliance

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *