Como otimizar a Gestão de Risco Normativo? – SOGI
×

Como otimizar a Gestão de Risco Normativo?

As organizações precisam conhecer e ter acesso a todas obrigações legais, específicas às suas funcionalidades, dispostas em normas Federais, Estaduais e Municipais. Além disto, fazer a gestão do risco normativo destes mesmos requisitos, não é uma tarefa fácil!

A LIA foi desenvolvida, justamente para ajudar as organizações a reduzirem e otimizarem seus processos de monitoramento legal através do agrupamento de obrigações, e apresentar o risco normativo a que a organização está sujeita, seja por temas prioritários, quanto pela apresentação do resumo financeiro, considerando o somatório de todas obrigações com previsão de multa aplicáveis ao cliente.

 A LIA se apresenta como uma ferramenta interativa para transformar situações-problema em soluções, avaliando os riscos normativos a que o cliente está exposto, com devida segurança e assertividade, possibilitando ao mesmo escolher com mais precisão o melhor caminho a ser trilhado.

 Veja em como a LIA poderá te ajudar!

 Tendo em vista a expressiva quantidade de obrigações aplicáveis aos nossos clientes e a falta de tempo e recursos deles em dedicar esforço na avaliação dos requisitos legais aplicáveis, realizamos uma análise de todas as obrigações do banco de dados do SOGI visando principalmente:

  • Otimização da avaliação do atendimento as leis, através do agrupamento de exigências legais que se repetem nas obrigações das leis federais, estaduais e municipais e, daquelas que, mesmo não se repetindo, são complementares e podem ter seu cumprimento comprovado através de uma mesma evidência.
  • Melhor organização das informações de atendimento, através da tipologia de evidências, classificando como do tipo Licenças e Atos autorizativos, de Treinamento, de Inspeção, de Gestão de fornecedores e do tipo Laudos e programas.

 Através da ferramenta LIA, você poderá ainda visualizar os temas paritários da organização. Isso é, o grau de risco que a organização está exposta por temas prioritários, que são aqueles que somados possuem maior grau de risco desconhecido (através da não avaliação de uma exigência legal) ou do risco exposto (ocorrido pelo não cumprimento de alguma dessas exigências/obrigações).

Essa forma de visualização de dados e informações, auxiliam as empresas a terem ciência dos temas integrados, o que facilitará ainda mais a gestão.

Quer Conhecer mais sobre a LIA? Fale conosco!

Raquel Varoni – Gestão de Risco e Compliance

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *