Como o compliance em sustentabilidade ajuda nos indicadores do ESG – SOGI
×

Como o compliance em sustentabilidade ajuda nos indicadores do ESG

Quando falamos de empresas, muitos acham que a sustentabilidade e lucro não caminham juntos.

O ESG chegou para desmistificar essa ideia, trazendo em seus critérios oportunidades de se determinar melhor, o desempenho financeiro das organizações sem perder de vista a sustentabilidade.

Missão e Valores da VG: Sustentabilide e Econômia

Bem, hoje o lucro das empresas é influenciado diretamente pela imagem que elas apresentam ao mercado, bem como pela capacidade de oferecer retorno à sociedade, o qual pode vir de diversas formas, principalmente no que diz respeito a aspectos sociais e ambientais. É por isso que os indicadores ESG (Ambiental, Social e de Governança) estão se tornando extremamente importantes.

E onde a VG entra nisso tudo? Somos uma empresa que desenvolve softwares com foco na gestão de compliance em sustentabilidade. A nossa missão é exatamente oferecer os melhores indicadores e metodologias para sua empresa— tudo por meio de processos cada vez mais rápidos, mais eficientes e mais baratos.

Temos a honra de atender as maiores empresas do país, aquelas que investem no compliance da sustentabilidade e que adotam padrões éticos capazes de superar as expectativas do mercado, de acionistas e da sociedade em geral.

E devido à nossa experiência de longa data em gestão aliada a sustentabilidade, já constatamos que as empresas que monitoram sua gestão de requisitos legais e que realizam uma boa gestão de risco em sustentabilidade são aquelas que apresentam os resultados mais desejáveis em seus indicadores ESG.

Alcance você também os melhores resultados em ESG com o SOGI

É perfeitamente possível alcançar os melhores índices com os indicadores ESG através de controles realizados no SOGI, o software de gestão criado pelos especialistas da Verde Ghaia.

Primeiro, vamos entender o SOGI. Ele é um software substituto das planilhas e tem como objetivo automatizar o monitoramento de todos os requisitos legais aplicáveis a uma organização, gerenciando os planos de ação para melhorar o atendimento de cada um deles.

Além disso, o SOGI possui vários módulos de gestão. Cada um deles moldado para atender as questões específicas de cada negócio. Inclusive, há módulos que vão abordar especificamente os tópicos relevantes nos índices ESG. Confira alguns dos nossos Módulos com Indicadores para o seu ESG.

SOGI: Indicadores para Gestão com foco em resultado

Módulo GAIA, tem como objetivo fazer o levantamento dos seus requisitos relacionados a gestão de Gestão de Aspectos e Impactos Ambientais. É um excelente Software para identificação dos riscos e oportunidades, severidade, frequência, probabilidade, incidência, nível de controle, risco residual de todos os aspectos e impactos ambientais existentes para seu negócio.

Módulo PRSSO (Perigos e Riscos de Saúde e Segurança Ocupacional), ideal para auxiliar na identificação, avaliação da significância e monitoramento dos perigos e riscos de acidentes, incidentes e doenças ocupacionais.

Módulo GRC se concentra em Governança, Riscos e Compliance. Este Módulo tem como base a ISO 31000 e as novas versões das ISOs 9001, 14001 e 45001, determinando a organização a identificação e implementação de ações para monitorar os riscos e as oportunidades das atividades.

o SOGI possui diversos outros Módulos importantes. Hoje, são mais de 2.000 empresas utilizando essa ferramenta e obtendo resultados impressionantes. Conheça um pouco da gestão de quem usa o SOGI. Esse artigo conta um pouquinho sobre as empresas vencedoras.

Qual a funcionalidade de um software para sua Gestão?

Os módulos do SOGI têm diversas funcionalidades e são fáceis de serem utilizadas. Sua interface é amigável e com uma gama de recursos em comum. 

Funciona do seguinte modo: com a ajuda da equipe da Verde Ghaia, sua empresa vai cadastrar no SOGI todos os requisitos pertinentes ao seu negócio. Principalmente aqueles que dizem respeito à legislação e ao compliance.

Lembrando que o SOGI é amparado pelas normas internacionais de gestão, portanto, sua metodologia permite a identificação de requisitos em âmbito federal, estadual e municipal, e o sistema é atualizado constantemente para que nunca ocorra defasagem ou desinformação a respeito das leis, que porventura, tenham sido revogadas, incluídas, excluídas ou alteradas. A interface do SOGI possui painéis de bordo que apresentam todos os requisitos de maneira intuitiva, e isto inclui ações, prazos e alertas.

Na prática, e explicando de maneira bem simples, sua empresa nunca vai perder o prazo de renovação de uma licença ambiental, por exemplo, pois o SOGI vai avisar com antecedência, quando esta deverá ser renovada. Haverá também alertas sobre atrasos em relação ao cumprimento de algum requisito, se este se encontra em período de recorrência ou de monitoramento. Além disso, o sistema também informará pendências e sinalizará o status do atendimento de cada item.

Também é possível cadastrar requisitos associados a clientes, fornecedores, normas técnicas, obrigações derivadas de comunidades de partes interessadas, licenças e condicionantes e mais.

Histórico de todas as atividades

O SOGI também conta com o controle de históricos de registro do sistema de gestão, e contém espaço ilimitado para anexar documentos, evidências, fotos e quaisquer outros registros de prova da condução e do monitoramento de seu sistema de gestão.

Todas as informações ficam muito organizadas e podem ser verificadas facilmente através de relatórios com gráficos e estatísticas, permitindo a comparação de dados e indicadores, inclusive entre diferentes unidades físicas de uma mesma empresa.

É uma ferramenta que permite a apresentação de dados muito sólidos, de modo que é possível acompanhar perfeitamente a evolução da organização — fator fundamental para se mensurar os índices ESG.

Além disso, também é possível contar com o suporte técnico e jurídico de uma equipe especializada a fim de garantir a eficácia e eficiência do sistema de gestão.

Gestão automatizada e organizada com SOGI

Quando você organiza seu sistema de gestão desta forma, centralizando dados e garantindo o cumprimento dos requisitos, sua empresa certamente tem melhor desempenho em produção, de pessoas, relacionamento com clientes, prevenção de acidentes e desastres ambientais e muito mais.

O resultado aparece na prática! E, é isso, o que se espera nos índices ESG: algo palpável, que vá muito além do mero “papo ecologicamente correto”, que traga resultados genuínos e de longo prazo.

Conheça mais sobre o SOGI! Agende uma apresentação da ferramenta conosco. E quem sabe, você não possa ser uma das empresas homenageadas no Prêmio Compliance?!

Estamos te esperando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *