Como Outsourcing LIRA ajuda na Análise de Risco? – SOGI
×

Como Outsourcing LIRA ajuda na Análise de Risco?

O Outsourcing e a Análise de Risco é um trabalho realizado pela área Jurídica da Verde Ghaia em conjunto com a área de Compliance Ambiental e Riscos.

As duas áreas tem como responsabilidade ajudar as organizações a organizarem seus processos de modo que seja possível identificar seus riscos e oportunidades, bem como avaliar seus procedimentos internos e externos para tomadas de decisão assertiva, permitindo crescimento saudável da sua organização.

O trabalho se inicia com a definição de um cronograma com duração de 12 meses pré-estabelecido entre o cliente e a Verde Ghaia. Nas primeiras etapas definiremos em conjunto:

(i) temas de análise de normas mensais;

(ii) datas de envio pelo cliente de documentos que possibilitem a identificação de evidências, que suprem ou não as respostas para as obrigações aplicáveis à sua empresa, de responsáveis pelos planos de ação com contato (telefone/e-mail);

(iii) data de uma reunião mensal via Teams ou Skype com toda a equipe para apresentação dos resultados mensais dessa auditoria à distância e também para sanar quaisquer dúvidas que venham a surgir durante o processo.

Requisitos Legais – Procedimentos Jurídicos

Na outra etapa a área Jurídica se faz mais presente, ajudando a:

(i) revisar a aplicabilidade dos REQUISITOS LEGAIS e OBRIGAÇÕES, removendo aqueles que não são pertinentes;

(ii) realizará a análise de documentos enviados pelo cliente;

(iii) preenchendo de informações no LIRA deste com as evidências correspondentes;

(iv) criando Planos de Ação corretivos com os responsáveis e prazos para as obrigações legais identificadas como não conformes.

Ao findar o preenchimento, serão enviadas as não conformidades para o Compliance Ambiental e Riscos que fará uma análise individual de cada obrigação não conforme, identificando as penalidades aplicáveis no ordenamento jurídico àquele quesito.

Depois desse levantamento de dados, a área de Compliance Ambiental e Riscos, elabora uma matriz de risco fundada em análise de probabilidade e severidade, chegando então em um peso de priorização que poderá ser utilizado pela alta direção na tomada de decisão para tratamento das não conformidade.

Outsourcing LIRA e Análise de Risco não é Auditoria

Diferentemente de uma auditoria, as informações de conformidade e não conformidade das obrigações legais, enviadas a Verde Ghaia, serão presumidas como verdadeiras e inseridas na LIRA de acordo com o formato recebido. Não está inclusa a avaliação das obrigações inerentes às NBR’s e outros requisitos subscritos.

A Verde Ghaia disponibiliza também uma plataforma online – Consultoria Online para que o cliente possa acessar em qualquer local que estiver para tirar as dúvidas que ocorrerem durante o processo.

Outsourcing Lira e Análise de Risco

O Outsourcing Lira e a Análise de Risco supre com eficiência a auditoria in loco que não poderá ser realizada, tendo em vista a pandemia.

Todo o trabalho desenvolvido para o cliente é feito de forma personalizada pela equipe Verde Ghaia, através de profissionais capacitados e com experiência para orientar o cliente quanto as melhorias cabíveis para o negócio.

Tenha a certeza de que juntos, nós chegaremos a um resultado fantástico! Você perceberá, que é possível identificar as suas não conformidades e priorizá-las para tratamento adequado e de forma consciente diante dos riscos identificados.

Caso o cliente ainda precise de auditoria in loco, podemos reorganizar o cronograma conforme a sua necessidade. Para isso, a Equipe Verde Ghaia (Risco e Jurídica) irá avaliar os documentos num primeiro momento, para que em seguida possa marcar uma auditoria externa.

As auditorias externas estão sendo agendadas para o segundo semestre de 2020, devido ao enfrentamento do Coronavírus. Contudo, orientamos aos clientes que agendem previamente suas auditorias, evitando problemas futuros, visto que nossas agendas estão ficando sobrecarregadas.

Ana França Rios | Departamento de Compliance Ambiental e Riscos

MÓDULO OUTSOURCING
Outsourcing LIRA – Um jeito fácil de manter seus Requisitos Legais sempre atualizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *