Como monitorar Planos de Ação com o Módulo PRSSO? – SOGI
×

Como monitorar Planos de Ação com o Módulo PRSSO?

Saiba como monitorar os Planos de Ação dos Perigos e Riscos em Saúde e Segurança Ocupacional.

Os perigos e riscos da segurança e saúde ocupacional (SSO) num ambiente organizacional são infinitos. Um simples escorregão num piso molhado pode resultar num acidente sério. Um movimento repetitivo (como a digitação ou o ato de marretar, por exemplo), pode causar uma lesão que acompanha o trabalho pelo restante de sua vida. Sendo assim, é inegável que o levantamento e a identificação dos perigos no ambiente laboral deve ser contínuo e proativo, e seu foco deve ser sempre na prevenção e continuidade das ações.

Como fazer o Levantamento de Perigos e Riscos?

Toda organização séria se preocupa com o registro, avaliação e gerenciamento dos perigos e riscos da SSO no ambiente de trabalho. Fazer esse levantamento nem sempre é uma tarefa simples.

Como saber se estou analisando os perigos e riscos corretamente? Será que estou exagerando nas medidas de prevenção? Será que meu tipo de negócio exige que meus funcionários usem EPIs (Equipamentos de proteção individual)? As dúvidas são muitas.

Foi por isso que a Verde Ghaia desenvolveu o Módulo PRSSO, um software no qual o usuário consegue criar e monitorar as ações para tratar seus perigos significativos.

No Módulo PRSSO, você registra as ações, aí define os responsáveis por cada tarefa, determinando marcos e deadlines. Também é possível monitorar o prazo de vencimento de licenças via e-mails/alertas, e gerar relatórios de análise de eficácia de cada ação registrada. No módulo PRSSO você visualiza todos os itens cadastrados de modo rápido e prático, e gera relatórios personalizados (podendo segmentar com filtros para que as informações fiquem precisas), e tem a opção para download em Word, pdf ou Excel.

Benefícios do Software PRSSO em Perigos e Riscos

  • Identificação dos riscos e oportunidades dos perigos e riscos da segurança no trabalho (relacionados a cada atividade), bem como a probabilidade, severidade e frequência de cada um;
  • Avaliação da perspectiva do ciclo de vida dos seus perigs;
  • Prevenção e diminuição de acidentes, multas, processos trabalhistas, doenças ocupacionais etc;
  • Interface para visualização de melhorias tais como aumento de produtividade, alterações de processos, produto ou serviços, uso eficiente de EPIs, comunicação interna, programas de conscientização e mais;
  • Separação do maior número possível de riscos gerados, reais e potenciais, benéficos e adversos, decorrentes de cada perigo identificado, considerando sempre se são significativos;
  • Gerenciamento dos perigos e riscos da saúde e segurança no trabalho;
  • Armazenamento de informações e históricos;
  • Geração automática de relatórios e gráficos gerenciais;
  • Envio automático de e-mails com o status dos planos de ação;
  • Maior agilidade nos controles e possibilidade de controle centralizado, com monitoramento de permissão de acesso e alterações nas planilhas;
  • Registro, avaliação e análise de sua matriz de perigos e riscos;
  • Criação e gerenciamento de planos de ação para cada perigo em suas atividades e processos;
  • Visualização dos requisitos legais para cada perigo identificado, com acesso às evidências e ações de cada caso;

Com todas as informações inseridas, o software é capaz de responder a questões importantes como:

  • Quais os perigos e riscos significativos em meu ambiente de trabalho?
  • Os controles utilizados estão sendo eficazes?
  • Quais os riscos mais relevantes para o meu negócio?
  • Onde existem oportunidades de redução de custos ou de novos investimentos?

Como auxiliar, identificar, avaliar e monitorar seu SG em SSO?

O Módulo PRSSO foi desenvolvido para auxiliar a identificar, avaliar e monitorar quaisquer perigos e riscos de acidentes, incidentes e doenças ocupacionais,  sejam eles físicos, psíquicos, emocionais — presentes ou futuros —, sempre levando em conta o contexto da organização. Com ele você cria e gerencia planos de ação acompanhados de gráficos que monitoram os dados de maneira sólida e precisa.

Sua equipe tem a saúde preservada e seus riscos e oportunidades são monitorados de maneira ideal; com isso sua empresa fica pronta para conquistar certificações sempre que desejar, pois sempre estará em conformidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *