Evite desastres Ambientais: analise seus aspectos e impactos com precisão! – SOGI
×

Evite desastres Ambientais: analise seus aspectos e impactos com precisão!

O levantamento dos aspectos e impactos Ambientais deve ser visto pelas organizações como um assunto de suma importância. Um desastre ambiental de grandes proporções, por exemplo, muitas vezes poderia ser evitado com uma análise cautelosa dos aspectos ambientais e riscos de uma região.

Os riscos ambientais podem se apresentar sob várias formas e afetar departamentos distintos de uma organização, por isso é importante que a análise seja feita de maneira multidisciplinar, com profissionais das diversas áreas e dotados de alto conhecimento técnico.

O levantamento de aspectos e impactos ambientais pode ser executado por funcionários da própria empresa — contanto que haja conhecimento sobre gestão ambiental, claro. Mas também pode-se contratar consultoria ambiental com experiência no ramo, desta forma nenhum aspecto e impacto deixará de ser abordado, e isto significa assumir riscos que de outra forma poderiam ter sido controlados.

Veja como organizar um levantamento ambiental eficaz seguindo as orintações abaixo.

Elaboração de critérios para seu SGA

Deve-se definir quais critérios farão parte do levantamento. Isto vai depender muito do tipo de organização, de seu ramo de atividade, de sua política ambiental e de seus objetivos. Antes de coletar quaisquer dados, recomenda-se a elaboração de uma listagem o mais ampla possível (embora não tão longa a ponto de se tornar exaustiva) dos elementos que possam auxiliar a organização na identificação de seus aspectos ambientais.

Etapas do processo para Levantamento de aspectos e impactos

Desastres Ambientais: analise seus aspectos e impactos
O que é GAIA (Gerenciamento de Aspectos e Impactos Ambientais)?

Etapa 1: definição dos critérios que serão adotados para avaliar os aspectos e impactos ambientais. Eles devem ser ordenados de acordo com seu grau de significância. Lembrando que os critérios de avaliação dos aspectos e impactos ambientais, em geral, ainda são muito subjetivos.

Sendo assim, a empresa deve focar em identificar as condições anormais e as situações de emergência, determinando quais aspectos podem causar um impacto significativo no Meio ambiente.

Após identificar todos os aspectos e impactos significativos, a empresa deve determinar seus controles operacionais para minimizar o impacto ao Meio ambiente.

Etapa 2: identificação dos aspectos e impactos das atividades, produtos e serviços da empresa. O ideal é montar um mapa de fluxogramas dos processos e determinar a entrada e saída de cada item.

Etapa 3: avaliação dos aspectos e impactos ambientais identificados na etapa 2, juntamente à lista de critérios da etapa 1. Com isto, monta-se um registro documentado das avaliações.

Etapa 4: priorização dosaspectos e impactos ambientais avaliados na etapa 3. Em seguida, deve-se elaborar um relatório de avaliação indicando os aspectos ambientais prioritários.

Este último passo gera um relatório de avaliação ambiental final, no qual constarão dados sobre a área de atuação da empresa, suas atividades, processos de produção, impactos e, principalmente, medidas de controle. Este documento é aquele que será devidamente aprovado pela alta administração.

Outras questões que devem ser consideradas ao montar o levantamento de risco ambiental:

Aspectos:

• Identificação dos aspectos

• Frequência com que ocorrem ou possibilidade de ocorrerem;

• Riscos e oportunidades gerados por eles, sendo que os riscos devem conter uma análise individual de gravidade;

• Perspectiva de ciclo de vida desses aspectos.

Impactos:

• Identificação dos impactos, bem como abrangência e gravidade de cada um;

• Avaliação da significância dos impactos;

• Avaliação dos controles operacionais a fim de evitar novas ocorrências.

Medidas a serem tomadas para integridade do seu negócio

Desastres Ambientais: analise seus aspectos e impactos
15 perguntas e respostas imperdíveis sobre a ISO 14001

Ao identificar os aspectos e impactos ambientais, é importante que as análises sejam carregadas de senso crítico a fim de assegurar a sensatez nas decisões, principalmente no que se refere a aspectos ambientais indiretos, ou seja, aqueles que estão fora do controle da empresa, como tempestades, erosões espontâneas e outros.

Abaixo citamos algumas medidas que você deve tomar ao realizar o gerenciamento da sua Gestão:

• Gerenciamento dos aspectos e impactos;

• Implementação de controles operacionais;

• Prevenção e diminuição de poluição, geração, emissão ou descarga de qualquer tipo de poluente ou rejeito;

• Visualização de melhorias, tais como: alterações nos processos, produtos ou serviços, uso eficiente de recursos e materiais, substituição de energia, reutilização, recuperação, reciclagem, tratamento;

• Separação do maior número possível de impactos ambientais gerados — sejam eles reais, potenciais, benéficos ou adversos — decorrentes de cada aspecto identificado, sempre determinando se serão significativos.

Quando uma empresa reconhece a importância da qualidade ambiental na gestão de seus negócios, ela garante não só a melhoria do meio em que vive, mas também assegura sua competitividade num mercado altamente globalizado.


E-book Módulo Gaia do SOGI- para gerenciamento dos aspectos e impactos ambientais.
Módulo Gaia- Gerencie seus Aspectos e Impactos Ambientais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *