Como ter controle dos requisitos dos seus fornecedores? – SOGI
×

Como ter controle dos requisitos dos seus fornecedores?

Os fornecedores são peça-chave para que toda a estrutura de uma empresa funcione da maneira adequada. Em alguns casos, eles representam até mesmo a imagem desta empresa no mercado, de modo que qualquer problema pode colocar todo o negócio em risco.

Pense bem: se um fornecedor atrasa a entrega da sua matéria-prima, seu produto não fica pronto no prazo prometido ao cliente. O cliente reclama (e pode até romper o contrato). Sua empresa fica com a reputação ruim. E quando esse ciclo se torna repetitivo, é sinal de que alguma coisa não está indo bem na gestão.

Como gerenciar seus fornecedores?

Os objetivos da sua empresa e do seu fornecedor devem estar alinhados. Para isto, a missão, valores e visão da sua empresa devem ficar bem claros para todos os fornecedores. Não se esqueça de que eles são, de certo modo, um braço do seu negócio. Se não houver essa simbiose, provavelmente essa relacionamento não dará certo.

Relacionamento com Fornecedores e Terceiros

Cordialidade e pontualidade são essenciais. E esqueça as relações frias construídas somente por e-mail e telefone; por incrível que pareça, muitas pessoas se relacionam profissionalmente por anos, sem nunca se encontrar. Procure conhecer pessoalmente seus contatos principais em cada fornecedor; isso ajuda muito na hora de resolver um imprevisto ou de agilizar uma operação, pois a relação de confiança mútua estará sobre bases muito mais sólidas.

Entenda os custos de toda a cadeia de processos. Você só vai conseguir negociar os melhores preços e produtos com seus fornecedores se compreender o valor de toda a cadeia de processos de sua organização.

Processos organizados. Quanto mais organizados os processos, mais fácil é a gestão de riscos numa organização. Você precisa ser capaz de organizar desde a logística ao controle de qualidade de seu produto ou serviço final. O fornecedor obrigatoriamente deve fazer parte disso. E o melhor jeito de realizar essa gestão, é utilizando um software para centralizar e gerenciar todos os processos, que muitas vezes se revelam complexos demais para serem organizadas numa planilha.

Conheça o Software Supplier

Supplier é uma ferramenta do SOGI, criado pela Verde Ghaia especialmente para que as empresas possam realizar a gestão de seus fornecedores de forma colaborativa, transparente e efetiva para minimizar os riscos das operações.

O Supplier facilita, agiliza e melhora a gestão dos fornecedores, atendendo principalmente às obrigações legais e exigências internas das quais sua empresa necessita. É um software ideal para centralizar os processos, bem como a avaliação e homologação de acordos — sendo que é você quem estabelece o critério de todos eles.

No Supplier o controle dos fornecedores é realizado por meio de homologação à distância de toda a documentação necessária para a empresa, garantindo não apenas a agilidade nos processos de qualidade, mas principalmente o cumprimento das leis aplicáveis e dos requisitos do sistema de gestão. O monitoramento de seus fornecedores se dará de forma muito simples, basicamente em 3 passos.

Primeiro você define os requisitos de seu fornecedor, e a partir daí solicita toda a documentação necessária. O fornecedor então acessará a plataforma diretamente, inserindo os documentos solicitados e assim evidenciando o atendimento. Logo a seguir, você validará a documentação e pronto!

O Supplier permite também que você crie checklists para avaliar o desempenho de cada fornecedor e que também realize o monitoramento através dos relatórios e do dashboard. O upload de documentação é ilimitado, ou seja, não tem restrições de tamanho e/ou espaço, a interface é amigável e seus fornecedores não terão custo algum para acessá-las.

Funcionalidades da Ferramenta SUPPLIER

  • Monitora os prazos das documentações.
  • Visualiza toda a lista de contratos de todos os Fornecedores.
  • Centraliza todos os dados sobre a Evolução de cada contrato e seu respectivo resultado de avaliação.
  • Monitora e controla os prazos dos contratos estabelecidos com cada fornecedor/prestador.
  • Estabelece critérios de avaliação para homologação dos fornecedores.
  • Visualiza os documentos vinculados ao item para verificação e comprovação de atendimento ao checklist da sua empresa.
  • Controla com segurança os documentos com diferentes prazos de validade, garantindo a conformidade dos fornecedores.
  • Mantém os responsáveis e áreas envolvidas da empresa cientes do monitoramento e atendimento dos requisitos legais e internos.
  • Melhora o controle das atividades operacionais dos fornecedores, parceiros e terceiros através de uma gestão centralizada.
  • Avalia os requisitos, prazos e a responsabilidade do fornecedor em manter os mesmos critérios na hora de terceirizar.
  • Dinamiza o monitoramento das obrigações de seus fornecedores através de registros seguros e precisos.
  • Realiza a análise documental e históricos de cada modificação, evitando perdas, retrabalhos e garantindo a confidencialidade dos dados em todo o processo.

E tudo isso com a qualidade SOGI, o software adotado por mais de duas mil empresas em todo o Brasil.

Conheça mais sobre o SOGI Supplier.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *