ISO 14001: Aspectos e Impactos e levantamento de Riscos e Oportunidades – SOGI
×

ISO 14001: Aspectos e Impactos e levantamento de Riscos e Oportunidades

Como atender aos seus aspectos e impactos ambientai conforme a nova versão da norma ISO 14001 e ainda realizar a identificação dos riscos e oportunidades do seu negócio?

Um sistema de gestão ambiental (SGA) é uma via de mão dupla, no que diz respeito a trazer benefícios para a empresa. O SGA existe para auxiliar as organizações no planejamento de ações, a fim de prevenir e controlar impactos significativos que possam vir impactar no meio ambiente. Embora, também, auxilie no atendimento dos requisitos legais e no gerenciamento de riscos, aumentando assim a produtividade e, por consequência, os lucros. Em outras palavras, o SGA faz com que a organização beneficie o meio ambiente e, em contrapartida, também seja beneficiada.

ISO 14001: implementação de um sistema de gestão

A ISO 14001 é uma das normas essenciais para a implementação de um bom SGA, pois possui todas as diretrizes para que o sistema seja abordado corretamente — e tem a vantagem de ser uma norma, facilmente integrável às outras normas. Além disso, a empresa que possui o selo ISO 14001 demonstra seu comprometimento para com as práticas sustentáveis e padrões internacionais de gestão ambiental.

Você já sabe que de tempos em tempos todas as normas ISO passam por revisões periódicas, a fim de absorver as exigências  mais recentes do mercado. Com a ISO 14001, não foi diferente. Seu processo de revisão foi iniciado em 2012 e teve como base um documento elaborado pela ISO chamado Anexo SL, o qual fornece uma estrutura única para todas as normas de Sistema de Gestão, integrando todas as outras normas de forma facilitada.

A revisão mais recente é a ISO 14001:2015, e ela reforça a necessidade de identificação de aspectos e impactos ambientais, principalmente sob a perspectiva de ciclo de vida do produto (ou seja: a vida do produto desde a aquisição de matéria-prima, passando pelo desenvolvimento, produção, distribuição, uso e até a destinação final).

Outro destaque nessa revisão é que a organização deverá demonstrar que identificou os riscos e oportunidades — devem ser analisados sob o prisma dos aspectos ambientais e também dos requisitos legais — capazes de influenciar no alcance dos resultados pretendidos, e também os fatores externos e internos relacionados ao contexto da organização e aos requisitos relevantes das partes interessadas.

Você compreende bem os riscos e oportunidades de sua organização?

De acordo com a nova atualização da 14001:2015 é necessário identificar todos riscos e oportunidades em sua empresa, principalmente aqueles que envolvem aspectos ambientais e requisitos legais.

O item 6.1.3, por exemplo, diz que “toda organização deve determinar e ter acesso aos requisitos legais e a outros requisitos relacionados a seus aspectos ambientais, determinando como tais requisitos impactam na organização, além de levar estes e outros requisitos em consideração quando for estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente seu sistema de gestão, através de informação documentada”.

Nunca é demais lembrar que o risco causa o efeito de incerteza, e o levantamento de riscos tem caráter majoritariamente preventivo. No caso da gestão ambiental, a análise de risco é extremamente importante, pois prevenção é a palavra-chave quando falamos em meio ambiente.

A gestão de um acidente ambiental é muito complicada e na maioria das vezes tem efeitos irreversíveis, portanto é preciso analisar todos os riscos com minúcia. Além do mais, a legislação ambiental no Brasil é bastante rígida e por isso se faz necessário adotar uma série de controles para manter o compliance.

Quanto às oportunidades, quando identificadas corretamente, elas permitem um crescimento contínuo e saudável de qualquer organização. No caso da gestão ambiental, é possível, por exemplo, realizar o aproveitamento de resíduos e a partir daí criar novos negócios (que podem se revelar um tanto lucrativos). As possibilidades são infinitas, mas só um trabalho personalizado pode apontar o que é melhor para sua empresa.

Os riscos e as oportunidades relacionados aos aspectos ambientais podem ser determinados no processo da avaliação de significância, como um processo único ou de forma separada.

Mas, como realizar a análise de riscos e oportunidades de maneira detalhada e precisa? Com um software de gestão especialmente voltado para tal função.

Como o Módulo GAIA auxilia na avaliação de seus Aspectos e Impactos?

O módulo GAIA (Gerenciamento de Aspectos e Impactos Ambientais), um software desenvolvido pela Verde Ghaia, facilita imensamente o gerenciamento de todos os aspectos e impactos ambientais de sua organização. Ele auxilia na avaliação dos impactos ambientais e na criação de planos de ação voltados para a melhoria e adaptação às exigências legais.

Através de uma metodologia especialmente desenvolvida, o Módulo GAIA identifica a significância dos aspectos e dos impactos ambientais aplicáveis à sua organização, bem como a correlação de todos eles com a legislação. Em outras palavras, a cada aspecto registrado no sistema, automaticamente surge a listagem de requisitos que devem ser cumpridos, inclusive com dados imprescindíveis, como as datas de expiração das licenças.

O sistema vincula todos os requisitos aplicáveis àquele aspecto e os vincula à sua planilha GAIA de forma prática e ágil.

O Módulo GAIA também oferece o procedimento e os critérios de identificação, informa se o aspecto e impacto ambiental são significativos, quais são os riscos para o seu negócio, identifica de forma clara os aspectos que necessitam de controle operacional a fim de reduzir suas ocorrências e é um suporte para a criação e gerenciamento de planos de ação para cada aspecto em sua atividade e processos.

O que o Módulo GAIA oferece para a sua Gestão?

Além disso, o Módulo GAIA possui outros diferenciais:

  • Armazena informações e históricos.
  • Oferece uma interface amigável para visualização das planilhas.
  • Gera relatórios e gráficos gerenciais, realizando o envio automático para o e-mail dos interessados, sempre mostrando o status dos planos de ação.
  • Detém maior agilidade nos controles e possibilidade de controle centralizado.
  • Organiza a gestão de todos os itens do Levantamento de aspectos e Impactos: área, processo, atividade e medidas de controle.
  • Gerencia os riscos e oportunidades dos processos e operações, relacionando-os aos aspectos e impactos.
  • Relaciona suas atividades finais e suas possíveis consequências de acordo com aspectos e impactos ambientais.
  • Gera a análise de riscos e ciclo de vida dos produtos e relatórios gerenciais.
  • Permite o controle das permissões de acessos dos usuários e das alterações nas planilhas.
  • 100% de confidencialidade e segurança da informação.
  • Sistema online, sem necessidade de instalação, com acesso em período integral de qualquer lugar do mundo

Com todas as informações pertinentes inseridas, o Módulo GAIA é capaz de responder a milhares de perguntas, tais como:

  • Quais são os aspectos/impactos significativos em minha atividade?
  • Meus controles estão sendo eficazes?
  • Quais os riscos mais relevantes para o meu negócio?
  • Há oportunidades de redução de custo ou de novos investimentos?

Só o Módulo GAIA assegura um rígido de controle de todos os aspectos e impactos ambientais, garantindo à gestão ambiental o máximo de precisão e evitando que sua empresa tenha surpresas desagradáveis junto à lei.

Implantação de um Sistema de Gestão Ambiental

Mesmo que sua empresa não esteja visando exatamente conquistar um selo ISO, ela deve realizar o levantamento ambiental, uma vez que qualquer atividade humana, sem exceção, deixa marcas no meio ambiente (sendo que algumas geram mais impactos do que outras).

Por isso, a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental deve ser o primeiro passo para atingir o desenvolvimento sustentável, convergindo os interesses técnicos, econômicos e comerciais ao bem-estar ambiental e à redução dos impactos significativos causados pela ação do homem.

Saiba mais sobre o Módulo GAIA.

Fale conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *