O que é SOGI Lira e como acessar? – SOGI
×

O que é SOGI Lira e como acessar?

O módulo LIRA apresenta os requisitos legais aplicáveis à empresa (cliente), permitindo ter uma visualização completa não só dos requisitos, mas também das evidências objetivas identificadas.

Neste Manual será usada como exemplo o módulo GERAL, que inclui todos os sistemas que foram contratados tais como: Meio Ambiente (MA), Saúde e Segurança no Trabalho (SST), Responsabilidade Social (RS), Qualidade (QL), Lira NR (NORMAS  REGULAMENTADORAS publicadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego ), Lira Outros Requisitos, Lira NBR (Lista de Normas Técnicas Brasileiras publicadas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas com ementários). Contudo, o usuário consegue acessar a planilha separada por sistema no menu LIRA.

Observação: os campos de alteração são padrões para todos os módulos.

O que é o Módulo LIRA do SOGI

O Módulo LIRA foi desenvolvido para você que deseja ter uma visão clara de todo o seu sistema de gestão, tanto do ponto de vista operacional quanto gerencial.

LIRA significa Lista Interna de Requisitos Aplicáveis e é um software que utiliza as metodologias mais modernas de sistemas de gestão e que vem para substituir as planilhas de Excel. Seu objetivo é tornar mais fácil o monitoramento de todos os requisitos legais aplicáveis à sua organização e gerenciar planos de ações, a fim de melhorar o atendimento desses requisitos.

Ela já é amparada pelas normas internacionais de gestão, e sua metodologia permite identificar os requisitos em âmbito federal, estadual e municipal, estando sempre em constante atualização para que você nunca fique defasado ou desinformado sobre as legislações que foram revogadas, incluídas, excluídas ou alteradas.

O Módulo LIRA possui painéis de bordo que apresenta todos os requisitos de maneira fácil, incluindo quesitos, ações, prazos e alertas. Através de cores, avisa se existe atraso em relação ao cumprimento de algum requisito, se é período de recorrência ou de monitoramento, informa os alertas de pendências e sinaliza os status do atendimento aos requisitos.

Acessando o Módulo LIRA

O que é o Módulo Lira e como acessar?

Para acessar o módulo LIRA basta clicar em Início, no canto superior esquerdo da tela e clicar no ícone referente ao módulo, como ilustra a figura abaixo:

Ao acessar o modulo LIRA, o usuário visualizará o Painel de Bordo, que exibe gráficos com informativos sobre os requisitos, obrigações e ações. Através deles será possível fazer o monitoramento dos requisitos legais aplicáveis.

O que é o Módulo Lira e como acessar?

Atendimento dos Requisitos:Mostra o percentual de requisitos reais atendidos, ou seja, aqueles cujas obrigações estão conformes e com evidência. O gráfico também possui as informações de número total de requisitos atendidos, reais sem obrigações e de requisitos em adequação, ou seja, aqueles em que pelo menos uma obrigação se encontra não conforme ou não avaliada. Para obter essas informações, basta posicionar o mouse em cima da cor do status desejado.

O que é o Módulo Lira e como acessar?

Validação dos Requisitos:Esse gráfico mostra o percentual de requisitos que já foram validados no sistema. A VALIDAÇÃO de requisitos consiste em uma confirmação por parte do cliente de que ele está ciente da inclusão de um requisito em sua planilha. Para verificar a quantidade de requisitos validados e não validados, basta posicionar o mouse na cor correspondente.

O que é o Módulo Lira e como acessar?

Atendimento das Obrigações:Mostra o percentual de obrigações conformes e com evidência inserida no sistema. O gráfico também possui as informações de número total de obrigações conformes e não conformes. Para visualizar a quantidade de cada um, basta posicionar o mouse em cima da cor do status desejado.

O que é o Módulo Lira e como acessar?

Estatística das Ações:Mostra o número total de ações pendentes, monitoradas e vencidas. Para obter essas informações, basta posicionar o mouse em cima da cor do status desejado.

O que é o Módulo Lira e como acessar?

Requisitos Incluídos, Excluídos, Alterados:Esse gráfico mostra o número de requisitos incluídos, excluídos e alterados por mês, nos últimos 6 meses. Os requisitos incluídos são os novos requisitos adicionados pela Verde Ghaia na planilha LIRA do cliente. Os excluídos são os retirados da planilha por exclusão da Verde Ghaia (revogação de normas ou em caso de revisão do questionário) ou de algum usuário do próprio cliente. Já os alterados são os requisitos que sofreram modificação por alguma outra norma.

O que é o Módulo Lira e como acessar?

Ações Incluídas e Concluídas:Gráfico que mostra o número de ações que foram incluídas e concluídas no sistema por mês, nos últimos 6 meses.

O que é o Módulo Lira e como acessar?

Custo previsto e realizado:Gráfico que mostra os custos previstos e realizados de todas as ações por mês, nos últimos 6 meses. Esse dado é inserido dentro da edição do plano de ação.

O que é o Módulo Lira e como acessar?

Na barra superior será exibido a agenda, pendências, comunicados e o idioma em que deseja visualizar as informações.

O que é o Módulo Lira e como acessar?

Quer saber como funciona o Módulo Lira? Agende uma apresentação ou Leia mais o e-book sobre a LIRA.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *